Saúde, perguntado por otaina, 8 meses atrás

elabore um mapa conceitual sobre celulas reprodutivas humanas​

Soluções para a tarefa

Respondido por vsalesdaniel
2

Resposta:

Explicação:

Mapa Mental: Reprodução Comparada

Tire 10 minutos do seu dia para estudar esse mapa mental sobre Reprodução Comparada (:

Mapa Mental: Reprodução Comparada

Sabemos que os seres vivos possuem a capacidade de possuir metabolismo próprio, alimentar-se e reproduzir-se. A reprodução é a capacidade de organismos vivos, sejam unicelulares ou pluricelulares, produzirem descendentes que contenham os seus genes. Nesse resumo veremos as reproduções sexuadas e assexuadas, além de ver a reprodução humana.

A reprodução pode ser assexuada e sexuada

Reprodução Assexuada

Na reprodução assexuada são formados novos indivíduos por mitose, ou seja, são formados clones. Nesse caso há a participação de somente um indivíduo e não há a combinação de gametas. As vantagens desta reprodução são o baixo custo energético (pois não precisam encontrar ou competir por um parceiro) e a velocidade da reprodução, enquanto a desvantagem é a baixa variabilidade genética, pois os indivíduos formados são iguais ao seu parental.

Exemplo de reprodução assexuada em um organismo unicelular

Com uma baixa variabilidade genética, se houver qualquer doença que atinja um dos organismos ou se o ambiente mudar de forma que seja prejudicial para um deles, todos serão prejudicados.

sexuada:

A reprodução sexuada é o processo pelo qual ocorre a fusão de duas células gaméticas, com junção de seus núcleos (cariogamia ou anfimixia), produzindo descendências variadas. Com exceção dos vírus e bactérias, todos os demais seres vivos utilizam dessa via reprodutiva para perpetuação da espécie.

Por esse processo, chamado de fecundação ou fertilização, os gametas (células haploides), de uma mesma espécie se fundem para originar uma célula diploide, denominada zigoto (célula ovo). Durante a fusão, os núcleos gaméticos se unem, havendo uma mescla do conteúdo cromossômico antes armazenado no interior de cada um.

Portanto, esse mecanismo consiste no compartilhamento de material genético, cedido por dois organismos filogeneticamente semelhantes, entrecruzando-se através de células reprodutivas, formando um novo indivíduo.

Os gametas são formados por meio de divisão meiótica, e classificados quanto à forma, tamanho e atividade. Em algumas espécies são indiferenciados, ou seja, isogâmicos, assemelhando-se independente do gênero. Porém, a maioria das espécies possui gametas heterogâmicos (anisogamia), diferenciados por aspectos morfológicos, dimensionais e mobilidade.  

EXEMPLOS : Nos animais, por exemplo, na espécie humana, os espermatozoides (gameta masculino) são células pequenas e móveis, enquanto o óvulo (gameta feminino) é uma célula grande e sem mobilidade própria.

Os organismos com reprodução sexuada podem receber as seguintes denominações de acordo com a complexidade da estrutura reprodutiva:

Organismos Dioicos → aqueles que apresentam sexos separados conforme o gênero (macho e fêmea);

Organismos Monoicos → aqueles que possuem os dois sexos, o masculino e o feminino, consequentemente produzem os dois tipos de gametas na mesma unidade estrutural (hermafroditas).

Alguns indivíduos monoicos se reproduzem por fecundação cruzada, nesse caso propiciando variabilidade genética (com enorme frequência em plantas e Oligocratas / minhoca). Outras utilizam a autofecundação como artifício reprodutivo, uma forma evolutivamente prejudicial à espécie por não causar fluxo gênico entre os indivíduos de uma população (pode ser observado em cultivares de feijão).

Respondido por karenperini08
0

Resposta:

olha voce  devia  toma  vergonha  na  cara  e  ir  estudar

Explicação:

esse  e  meu  concelho


otaina: é o seguinte minha gata vc responde ce voce quiser e outra vai arruma oque fazer ao inves de ficar fazendo comentarios negativos ok flor?
Perguntas interessantes