Elabore um esquema que explique o aumento das bactérias resistentes a antibióticos de acordo com o lamarckismo e o dawinismo
Soluções para a tarefa
Resposta:
A teoria de Darwin, principalmente após os experimentos de August Weisman em 1880 que mostraram inconsistências nas ideias de Lamarck, ganhou mais força e embasamento, enquanto que a teoria Lamarckista entrava em descrédito.
Lamarckismo
Jean-Baptiste Lamarck (1744-1829) foi um naturalista francês que pertenceu à baixa nobreza e interessava-se por história natural. foi através dele que o termo biologia foi difundido.
Darwinismo
Ao estudar jabutis presentes no arquipélago de Galápagos, Darwin observou diferenças entre os indivíduos localizados em ilhas diferentes, embora todos fossem espécimes de jabutis.
Além dos jabutis, Darwin investigou os tentilhões, aves provenientes do continente sul-americano. Em Galápagos, os tentilhões presentes em uma ilha se diversificaram dos presentes em outra, mostrando processos adaptativos relacionados principalmente ao formato do bico e a captura de alimentos.
Procurando mais material para sustentar a sua teoria, Darwin analisou as modificações impostas pelos seres humanos aos animais domésticos, o que ele chamou de seleção artificial: um cão com características desejadas é selecionado pelo homem e separado dos demais. A partir desse indivíduo são gerados descendentes portadores da mesma característica.
Lamarckismo e Darwinismo
Com a publicação da “Origem das Espécies” e com estudos de August Weisman comprovando que características adquiridas não eram passadas para os descendentes, a teoria lamarckista entrou em descrédito.Além disso, é possível comprovar que nem todas as estruturas se desenvolvem quando muito utilizadas. Por exemplo, os olhos e cérebro não aumentam ou ficam mais desenvolvidos em uma pessoa que lê muito.
O darwinismo, embora na época não tivesse todas as suas comprovações (Darwin não tinha conhecimento do material genético e da transferência de características hereditárias), ainda foi a teoria mais aceita para explicar as transformações evolutivas que promovem a diferenciação das espécies.
Com a descoberta do material genético e através de experimentos modernos, foi possível entender melhor como acontecia essa mudança de característica (geralmente por mutaçãoao acaso) e como essas características eram passadas hereditariamente, aperfeiçoando a teoria darwinista com a “Teoria Sintética da Evolução” ou neodarwinismo.
A principal diferença entre a teoria lamarckista e darwinista está no mecanismo de adaptação: Para Lamarck, o ambiente gera necessidade de adaptação que desencadeia um esforço do indivíduo de forma isolada, chamado de adaptação ativa.
Já Darwin considera que o ambiente promove condições para selecionar os indivíduos mais adaptados em uma população, promovendo assim uma adaptação passiva.