Elabore um esquema do modelo atômico mais aceito atualmente, identificando seus elementos.
Soluções para a tarefa
Resposta:O modelo de átomo mais aceita é a de Niels Bohr.
O modelo de Bohr foi introduzido pela primeira vez em 1913. Este modelo do átomo representa um núcleo pequeno, carregado positivamente cercado por elétrons que viajam em órbitas circulares em torno do núcleo bem como os planetas viajam em torno do Sol, mas a eletrostática atração forças produto em vez da gravidade. chave do sucesso do modelo foi para explicar a fórmula de Rydberg para as linhas de emissão espectrais de hidrogênio atômico. Ele representa, basicamente, uma modificação do modelo de Rutherford utilizado para fins da física quântica.
O modelo de Bohr foi uma melhoria em modelos atômicos mais antigos, mas também se tornou obsoleto por pesquisas científicas em curso.
Em 1926 Erwin Schrödinger, um físico austríaco, tomou o modelo de átomo de Bohr um passo adiante.
Schrödinger usou equações matemáticas para descrever a probabilidade de encontrar um elétron em uma determinada posição.
Este modelo atômico é conhecido como o modelo mecânico quântico do átomo.
Ao contrário do modelo de Bohr, o modelo da mecânica quântica não define o caminho exato de um elétron, mas em vez disso, prevê as chances de a localização do elétron. Este modelo pode ser retratado como um núcleo rodeado por uma nuvem de elétrons. Onde a nuvem mais densa, a probabilidade de encontrar o electrão é o maior, e, inversamente, o electrão representa menos provável de ser numa zona menos densa da nuvem.
Assim, este modelo introduziu o conceito de níveis de sub-energia.
Até 1932, acreditava que o átomo fosse composto por um núcleo positivamente carregado rodeado por electrões de carga negativa.
Em 1932, James Chadwick bombardeou átomos de berílio com partículas alfa. Uma radiação desconhecido foi produzida.
Chadwick interpretou essa radiação como sendo constituído por partículas com uma carga elétrica neutra e a massa aproximada de um protão. Esta partícula ficou conhecido como o nêutron. Com a descoberta do neutrão, um modelo adequado do átomo tornou-se disponível para os químicos.
Modelo Atômico Atual
Modelo Atômico
O modelo de Dalton
Modelo Atômico Atual
Modelo de Dalton
O professor da universidade inglesa New College de Manchester, John Dalton (1766 – 1844) foi o criador da primeira teoria atômica moderna na passagem do século XVIII para o século XIX. Dalton é bastante lembrado pela famosa Lei de Dalton, a lei das pressões parciais e pelo daltonismo, o nome que se dá à incapacidade de distinguir as cores, assunto que ele estudou e mal de que sofria. Em 1803 Dalton publicou o trabalho Absorption of Gases by Water and Other Liquids, (Absorção de gases pela água e outros líquidos), neste delineou os princípios de seu modelo atômico.
Segundo Dalton:
Átomos de elementos diferentes possuem propriedades diferentes entre si.
Átomos de um mesmo elemento possuem propriedades iguais e de peso invariável.
Átomos são partículas reais, indivisíveis e descontínuas formadoras da matéria.
Nas reações químicas, os átomos permanecem inalterados.
Na formação dos compostos, os átomos entram em proporções numéricas fixas 1:1, 1:2, 1:3, 2:3, 2:5 etc.
O peso total de um composto é igual à soma dos pesos dos átomos dos elementos que o constituição.
Realizando estudos nos elementos químicos com mais de dois elétrons, concluiu que se tratava de uma organização bem definida em camadas. Descobriu ainda que as propriedades químicas dos elementos eram determinadas pela camada mais externa.
Bohr enunciou o princípio da complementaridade, segundo o qual um fenômeno físico deve ser observado a partir de dois pontos de vista diferentes e não excludentes. Observou que existiam paradoxos onde poderia haver o comportamento de onda e de partícula dos elétrons, dependendo do ponto de vista.
Essa teoria acabou por se transformar na hipótese proposta por Louis Broglie (Louis Victor Pierre Raymond, sétimo duque de Broglie) onde todo corpúsculo atômico pode comportar-se de duas formas, como onda e como partícula.
O modelo atômico atual
Erwin Schrodinger, Louis Victor de Broglie e Werner Heisenberg, reunindo os conhecimentos de seus predecessores e contemporâneos, acabaram por desenvolver uma nova teoria do modelo atômico, além de postular uma nova visão, chamada de mecânica ondulatória.
As propriedades físico-químicas de um determinado elemento são predominantemente dadas pela sua configuração eletrônica, principalmente pela estrutura da última camada, ou camada de valência.
As propriedades que são atribuídas aos elementos na tabela, se repetem ciclicamente, por isso se denominou como tabela periódica dos elementos.
Os isótopos são átomos de um mesmo elemento com mesmo número de prótons, mas quantidade diferente de nêutrons.
Os isótonos são átomos que possuem o mesmo número de nêutrons
Os Isóbaros são átomos que possuem o número de massa
Através da radioatividade alguns átomos atuam como emissores de radiação nuclear, esta constitui a base do uso da energia atômica.