História, perguntado por Henrico020202, 11 meses atrás

elabore um dialogo imaginario entre um patricio e um plebeu, que demonstre as diferenças entre os dois grupos e as reivindicações plebeias por direitos e maior partipação politica ....Urgenteeeeeeeeeeeeee

Soluções para a tarefa

Respondido por dalmoalf
225
Olá, com base nas ideias apresentadas na questão, podemos criar uma conversa entre um plebeu e um patrício em meio a criação da chamada Lei das 12 Tábuas, marco do direito romano, em que suas leis passavam a ser escritas e por isso, deveres e direitos mais assegurados e garantindo menos manipulação por meio dos patrícios.


PLEBEU: Bem criativo você, a cada dia uma nova mudança em benefício próprio!

PATRÍCIO: Como ousa falar comigo assim? O que você quer dizer com isso?

PLEBEU: É claro, tanta terra para uma pessoa só... Impossível enxergar como possui privilégios se você só olha para o seu próprio umbigo!

PATRÍCIO: Estou me cansando de você! Vou mandar prender você por isso!

PLEBEU: E desde quando conversar virou um crime em Roma?

PATRÍCIO: Desde... Desde... Não importa! Tenho minhas terras, meu símbolo de poder, logo posso afirmar que existe essa lei!

PLEBEU: Como estava falando ao início, a cada dia vocês, patrícios, realizam alguma mudança nas leis em benefício próprio!

PATRÍCIO: Olhe para você! Chama aquilo de possuir território? Você não passa de um artesão ou de um mercador inútil! Eu que possuo poder político e eu que falo o que é lei e o que não é!

PLEBEU: Como disse, todos os privilégios estão ao seu lado...

PATRÍCIO: Mas vocês plebeus são todos cheio de “mimimi”... Vocês que possuem privilégio! Depois de tanta baderna e se recusando a participar das campanhas militares romanas, conseguiram ainda a criação do Tribuno da Plebe. Querem mais o que?

PLEBEU: Apenas sermos ouvidos da mesma maneira que vocês! Veja só você agora pouco queria que eu fosse preso...

PATRÍCIO: E ainda quero!

PLEBEU: ...Sim, está bem, e ainda quer. Mas nunca tive conhecimento de uma lei romana que me proibisse de conversar com um patrício... E que ainda seria um crime que me mandaria para a prisão.

PATRÍCIO: Mas agora é!

PLEBEU: Viu só... Será que você acredita mesmo que é descendente direto de Rômulo? Acredita mesmo que só porque é de origem etrusca pode mandar em mim? Isso é babaquice... Vocês utilizam essas histórias somente para manipular o povo.

PATRÍCIO: Agora vai dizer que também não admira a cultura dos antigos gregos também? Seu bárbaro!

PLEBEU: Que isso! Não te ofendi em nenhum momento... Agora está duvidando da minha superioridade cultural como romano?

PATRÍCIO: Afinal, não é você que está questionando tudo? Pensei que fosse amiguinho daqueles povos sem cultura alguma. Germânicos malditos!

PLEBEU: Nada disso! Já que você fala tanto de cultura e Grécia, por que não elaboramos um conjunto de leis escritas baseadas nas antigas escrituras de Atenas, deixando de lado leis divinas, mas sim com base na vontade da população. Fim da escravidão por dívidas! Sem separação por grupos sociais! Quero leis escritas! Para saber o que posso fazer e o que tenho por direito!

PATRÍCIO: Cale-se! Prendam! Prendam-no agora!

PLEBEU: Pode me prender agora, mas somos muitos! Através do Tribuno da Plebe iremos conseguir muitos direitos... Acostume-se com isso Patrício!

Perguntas interessantes