Elabore um cordeal com o tema : racismo na atualidade
Mínimo : 3 estores com 4 versos
Alguma alma boazinha pra me ajudar? srrrs
Soluções para a tarefa
Resposta:
Bom dia!! Vou trazer alguns textos aqui para facilitar para vc! Este texto e vc que tem q elaborar, mas trouxe alguns textos q vc ppde estar tirando algumas partes para estar fazendo.
Se puder me dar um obrigado fico feliz, e se essa resposta for útil para vc e puder colocar com
o melhor resposta vamos estar se ajudando!
Bons estudos. se precisar estou aqui.
Explicação:
SITUACOES QUE COMPROVAM A EXISTENCIA DO RACISMO NA ATUALIDADE!
MORTALIDADE: quando colocamos na balança fatores como renda, cor da pele, localização em que mora e idade, o número de negros que sofreram homicídio é superior ao número de brancos.
POLÍTICA: a política brasileira é dominada por pessoas brancas e tal contexto acaba atrapalhando certas conquistas, pois por não vivenciarem determinados acontecimentos, os políticos não dão a devida importância a eles.
REDES SOCIAIS:quem tem acesso as redes sociais já sabe, elas estão repletas de conteúdos ofensivos e racistas. Isso acontece pois muitas pessoas acreditam que por estarem no meio online, nunca serão pegas e nem precisarão se responsabilizar por tais atos.
População: de acordo com o IBGE, 54% da população brasileira é negra e é também a parcela com menor renda. Ou seja, pessoas brancas, devido a classe social, educação, acesso à cultura e outros fatores, possuem melhores oportunidades de emprego.
Saúde: a população negra tem menos acesso a saúde e muitas vezes sofre racismo em gestos, como por exemplo, um médico que não quer tocar em um corpo de uma cor diferente, um dentista que prefere não entrar em contato com o sangue de um negro, entre outras situações.
MERCADO DE TRABALHO: índice de pessoas negras em cargos de liderança, com grandes responsabilidades e com chances de mudança para funções de maior remuneração, visibilidade ou promoções, são bem menores. Em contrapartida, tais pessoas trabalham em atividades como pescaria e serviços domésticos.
ENSINO SUPERIOR: apesar do sistema de cotas, o acesso de pessoas negras em universidades federais é inferior ao número de pessoas brancas.
Pesquisadores e Professores: o mesmo ocorre nos cargos públicos. Existem mais professores e pesquisadores brancos do que negros nos centros de pesquisas e universidades.
Como evitar o racismo no dia-a-dia
Mesmo tão enraizado, existem ações que podem ser colocadas em prática para evitar o racismo no dia-a-dia. Conheça algumas delas:
Admitir o erro
Quando a pessoa se torna ciente de que é racista, isso não quer dizer que ela está admitindo uma fraqueza, mas sim que ela é madura o bastante para reconhecer e querer mudar tal falha. Só quando o indivíduo assume o erro, ele será capaz de praticar ações para resolver o problema.
Ter empatia
Independentemente da cor de uma pessoa, ter empatia e se solidarizar com o próximo é essencial para que o indivíduo reflita que atitudes racistas podem causar dor e sofrimento a alguém e assim, tomar o cuidado para não replicar tais atos.
EVITAR expressões racistas
O nosso vocabulário é repleto de expressões para as situações do dia-a-dia, porém, muitas delas possuem alto teor racista, como “fulano fez um serviço de preto” ou “a menina tem cabelo de palha de aço”. O racismo não deve estar presente em nenhuma situação, inclusive nas nossas expressões.