Elabore um comentário baseado na história do Racismo no Brasil:
Soluções para a tarefa
Resposta:
“Não existe racismo de negros contra brancos porque racismo é entendido como uma sistema de opressão, ou seja, estamos falando em relações de poder, não há racismo de negros contra brancos porque o negro não possui poder estrutural para isso.
No caso das relações afetivas inter-raciais, o que se discute é a forma como os homens negros atuam dentro dessa construção social racista que elencou o branco como algo desejável, como o belo, como sinônimo de vitória.
Vivemos o resultado de uma política eugenista que introjetou no brasileiro a ideia de que, quanto mais afastado do preto e mais perto do ideal branco, maior o avanço e a melhoria social.
Dessa forma, quando algumas ativistas falam do homem negro e sua preferência por relacionamentos inter-raciais, estão apontando para essa reprodução da lógica racista que coloca a mulher negra em posição de ser rejeitada para relacionamentos sérios, pois o ideal introjetado e reproduzido por muitos homens negros é o da branquitude.”
Resposta:
O racismo no Brasil tem sido um grande problema desde a era colonial e escravocrata imposta pelos colonizadores portugueses. Uma pesquisa publicada em 2011 indica que 63,7% dos brasileiros consideram que a raça interfere na qualidade de vida dos cidadãos.
Espero ter ajudado!