Geografia, perguntado por deusnoceudeusnaterra, 4 meses atrás

Elabore explicação relacionando a interferência dos EUA, Rússia e ONU no conflito do Afeganistão. por que o conflito se resume a uma guerra de poder ao território afegão.

Soluções para a tarefa

Respondido por luizpinedo
3

Resposta:

A Questão dos Conflitos e das disputas ocorridos no Afeganistão remontam o período que vai da Consolidação da Conquista da Índia em 1800 pelo Império Britânico. A Primeira Guerra Afegã em 1830 está relacionada ao Avanço do Império Czarista que passou a ter enorme influência na Rota da Seda que compreende Quirguistão, Turcomenistão e que são áreas que farão parte da União Soviética depois de 1920. Em 1919 o Ingleses saem do Afeganistão e adquire a independência.

As  guerras mais recentes são resultado da Guerra Fria e seus desdobramentos que levaram a antiga União Soviética apoiar a Republica Popular do Afeganistão. A primeira modernização do país ocorreu durante a influência soviética. A questão da Formação do Telebã e dos grupos Muhjedin está relacionado ao apoio da Arábia Saudita e dos EUA que armaram e incentivaram a formação deste Grupos Jiradistas que são grupos Muçulmanos Fundamentalistas. Em 1996 o Telebã vai se tornar o principal grupo político e armado que vai provocar a criação de um Estado Fundamentalista Muçulmano. Em 2001 depois do Ataque as Torres Gêmeas os EUA elegem o grupo Al Quaid como um dos principais grupos terroristas e vão atacar e invadir o Afeganistão e permaneceram por mais de 20 anos.  A ocupação do Afeganistão pelas Tropas da OTAN levou ao processo de criar um Estado Moderno que na realidade não ocorreu em função da Estrutura Social Tribal que se manteve e que os recursos de mais de i Trilhão de dólares foram usados de forma a possibilitar um processo de corrupção tanto das tropas americanas como do governo Afegão. A Entrada da China e do Paquistão reconhecem o Estado Muçulmano fundamentalista ou um Estado Teocrático vai desenhar o próximo período da História.

Explicação:

Perguntas interessantes