"Elabore esquemas que representam a evolução celular dos seres vivos: partindo das bactérias, protistas, fungos, vegetais até chegar aos animais"
Preciso de um esquema desses para um trabalho importante da escola, se alguém puder ajudar eu ficaria muito grata! Não precisa ser um esquema em si, pode ser apenas uma explicação que me ajude a montar o esquema.
Obrigada desde já
Soluções para a tarefa
Não sei se vou ajudar
Uma característica comum a todos os seres vivos, segundo as teorias evolucionistas, é a capacidade de evolução.
A evolução dos seres vivos é o processo do desaparecimento ou do surgimento de novas espécies devido a variabilidade genética. Esse processo é muito lento e pode levar até milhares de anos por isso é difícil de acompanhar o processo de evolução.
O que é variabilidade genética?
Se observarmos atentamente, veremos que, por mais semelhantes que possam, ser os indivíduos de uma população apresentam algumas diferenças entre si. Chamamos essas diferenças entre os seres de variabilidade.
Vamos pensar no bicho-pau. Esse animal é muito parecido com um graveto de uma árvore que, muitas vezes, é difícil distingui-lo do ambiente. Para este inseto, ser semelhante a um graveto é uma vantagem, pois ele pode camuflar-se no ambiente e não ser notado por seus predadores.
Mesmo na população de bichos-paus, existem diferenças entre os indivíduos. Aqueles menos parecidos com os gravetos das árvores serão mais caçados pelos predadores, portanto terão chances menores de conseguir se reproduzir. Se somente os bichos-paus mais parecidos com os gravetos conseguirem se reproduzir essa característica será passada para a nova geração (ou para os próximos bichos-paus), continuando na população.
Bem. O conhecimento científico está em constante contrução o que leva os cientistas a reavaliar hipóteses e teorias consagradas. Então seguindo uma análise feita em cima dos livros didáticos de hoje e te sua aceitação se pode classificar por níveis evolutivos celulares de acordo a sua estrutura.
Reino monera: seres procarióticos, cuja principal característica é possuírem células sem separação física entre o material nuclear e citoplasma. Ex. Eubacterias e arqueobacterias.
Reino Protoctista: seres eucarióticos, unicelulares ou multicelulares, aquí começa a ocorrer a separação do núcleo dentro da célula e o início dos primeiros seres a ter cloroplastos em seu interior celular (algas primitivas).
Reino Fungi: seres eucarióticos, uni ou multicelulares (não possuem cloroplastos em sua formação celular)
Reino Plantae: seres eucarióticos, multicelulares (possuem cloroplastos em sua formação celular, parede celulósica, grandes vácuolos e plastos)
Reino animalia: seres eucarióticos, multicelulares, suas células têm núcleo delimitado por um envelope membranoso, citoesqueleto e organelas membranosas no citoplasma.