Elabore 5 perguntas (com respostas) sobre o documentário "democracia em vertigem"
Soluções para a tarefa
Resposta:
Em meio à polarização política do país e dias após o vazamento de conversas do ministro da Justiça, Sérgio Moro, que abalaram a cena política nacional, a diretora e roteirista Petra Costa lança uma produção sobre a história recente brasileira. A cineasta faz um recorte contundente sobre o governo petista e a operação Lava-Jato. Com o documentário Democracia em vertigem, veiculado na Netflix, Petra ajuda a engrossar a lista de obras com temática política e se destaca na abordagem.
A frieza e o distanciamento com que a maioria dos documentários e filmes trata a política nacional dificilmente reflete a essência dos bastidores dos poderes. Entretanto, Petra Costa consegue dar vida à trama histórica. Para além dos discursos eufóricos e inflamados de membros do governo, o documentário humaniza esse universo graças à narração que relaciona a vida pessoal da diretora com os eventos políticos do país. ;Eu e a democracia brasileira temos quase a mesma idade. Eu achava que, nos nossos trinta e poucos anos, estaríamos pisando em terra firme;, diz uma das frases que abre o documentário, dando indícios do personalismo da obra.
A opinião da diretora durante toda a narrativa é clara. A coragem de se declarar parcial no momento de polarização extrema vivida pelo país é admirável. O filme não é para olhos inocentes. A história de vida de Petra consegue se relacionar com o documentário com harmonia pelos pontos em comum: o país está polarizado e a sua família, também. Seu avô era sócio de uma das maiores e mais importantes empreiteiras do país, Andrade Gutierrez. Por outro lado, os pais foram integrantes da resistência estudantil durante a ditadura militar. A mãe da diretora chegou a ficar presa na mesma cadeia que a ex-presidente Dilma Rousseff, ponto marcado no documentário com um encontro entre Dilma e a mãe da cineasta.
Explicação:
Espero ter ajudado