Elabore 5 objetivo especifico e 5 objetivo geral
Soluções para a tarefa
Como você já está familiarizado (a) com a noção conceitual que se aplica aos objetivos da pesquisa científica, sendo tal ocorrência retratada por meio do texto “Objetivos da pesquisa científica” (fazer link do texto depois de publicado, a título de relacionamento de ideias), minuciosamente enfatizaremos, por meio de alguns exemplos, os objetivos gerais e osobjetivos específicos.
Os objetivos gerais são tratados em seu sentido mais amplo e constituem a ação que conduzirá ao tratamento da questão abordada no problema de pesquisa, fazendo menção ao objeto de uma forma mais direta. Assim sendo, no intuito de evidenciá-los, aproveitaremos o problema já formulado no texto anterior (Objetivos da pesquisa científica), de forma a esmiuçá-lo:
Temos aqui o problema: Quais os motivos da evasão escolar no colégio “fulano de tal”?
Com base nele, formularemos o objetivo geral, podendo ser assim expresso:

Devemos nos lembrar de que os objetivos gerais devem ser diferentes dos específicos, haja vista que aqueles se manifestam num sentido mais amplo.
Os objetivos específicosapresentam, de forma pormenorizada, detalhada, as ações que se pretende alcançar e estabelecem estreita relação com as particularidades relativas à temática trabalhada. Dessa maneira, servimo-nos de algumas sugestões que perfeitamente se aplicam a eles, tendo como base os objetivos gerais, acima ressaltados:
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
* Verificar a relação entre professores e alunos no colégio “fulano de tal”;
* Identificar o nível de interesse dos alunos;
* Reconhecer as prioridades estabelecidas pelos alunos;
* Analisar o círculo de convivência dos alunos extraclasse;
* Apresentar os motivos que conduzem os alunos à evasão escolar.
Além disso, os objetivos, determinados com a devida coerência, tendem a prender a atenção do leitor, mantendo-o em sintonia com o desenrolar de todo o trabalho. Outro aspecto dos objetivos se refere à objetividade e à precisão neles expressas, como se pode verificar nas palavras de Gil (2006, p. 264), que ressalta que discussões, reflexões e debate de ideias ficam destinados a seu devido lugar, ou seja, na revisão da literatura.
Essas são algumas sugestões que podem se aplicar à formulação dos objetivos, tanto gerais como específicos, ficando a depender do pesquisador formular outras tantas, levando em consideração os interesses e as inclinações determinados mediante a própria pesquisa