Ed. Física, perguntado por fernandoelene2005, 1 ano atrás

Elabore 15 perguntas sobre Hipertensão arterial (com respostas)​

Soluções para a tarefa

Respondido por maylaeduarda
5

Resposta:

1. A incidência da hipertensão está aumentando no público mais jovem? Por quê?

Sim. Atualmente nos EUA, por exemplo, cerca de 20% dos jovens com menos de 32 anos possuem pressão alta, mesmo que muitos desconheçam o fato. Parte disso, acredita-se, ocorre devido à falta de cuidado com a saúde, como os excessos na alimentação, o sobrepeso e o maior consumo de álcool.

2. As mulheres jovens também estão no alvo da doença?

Sim, esses fatores desencadeantes atingem também as mulheres, principalmente em um mundo no qual elas, frequentemente, têm uma vida mais corrida, assumindo o estresse da rotina entre trabalho e lar.

3. Qual a ligação do sal com a hipertensão?

O sal faz com que haja retenção de líquidos, aumentando o nível circulante e, portanto, aumentando os níveis de pressão dentro dos vasos arteriais. Além disso, pode propiciar o desenvolvimento de problemas renais que, quando presentes, podem elevar os níveis da pressão arterial.

4. Quando se deve medir a pressão arterial?

A pressão arterial deve ser medidas em todas as consultas médicas, independentemente da especialidade, pois desta forma o diagnóstico será bem mais fácil e rápido. Nos indivíduos de alto risco – tais como obesos, com familiares hipertensos, fumantes e diabéticos – as avaliações devem se iniciar mais precocemente. Deve-se lembrar que mesmo as crianças devem ter suas pressões medidas quando avaliadas pelo médico.

5. A pressão alta pode provocar sintomas?

Pode. Os sintomas mais frequentes são: cefaleia (dor de cabeça), cansaço fácil aos esforços, inchaço nos pés, alterações da visão (moscas volantes, visão dupla e/ou embaçada), dores torácicas, formigamento dos membros, tontura, alteração do volume urinário (mais frequente no início e um volume menor quando os rins já estão acometidos), palpitações, insônia, etc.

Explicação:

procurei no google e não sei se ta certo


fernandoelene2005: obrigado por mim ajudar
Respondido por luna1789
3

Resposta:

Na região Nordeste, 31% da população sofre de hipertensão. O tratamento é simples, apesar de contínuo, mas algumas pessoas resistem a ele. É por esta razão que o 5º Congresso de Hipertensão SBC/DHA, realizado em Natal entre 30 de outubro e 1º de novembro, abordará o tema "Educação: uma ponte para a prevenção".

1. O que é hipertensão arterial? Hipertensão ou pressão alta é uma doença degenerativa que eleva a pressão dos vasos sanguíneos, estreitando-os.

2. Tem cura? Não. Mas pode ser controlada com medicamentos e algumas mudanças no estilo de vida do paciente.

3. Quais os sintomas? A hipertensão é assintomática em 90% dos casos. Os pacientes que têm queixas relatam sensação de desconforto na nuca ou uma forte pressão na cabeça. Entretanto, durantes os picos hipertensivos pode haver tonturas, dores de cabeça, fadiga, inquietação e sangramento no nariz.

4. Como é feito o diagnóstico? O diagnóstico é baseado na verificação da pressão arterial com um aparelho próprio.

5. Qualquer elevação de pressão é sinal de hipertensão? Não. A pressão pode subir momentaneamente - influenciada pelo estado psicológico da pessoa, hábitos e atividades cotidianas - e depois voltar ao normal. Para o diagnóstico da hipertensão, o paciente deve apresentar níveis de pressão acima dos limites da normalidade, obtidos em médias consecutivas, em duas ou mais visitas ao médico.

6. O que é a hipertensão do jaleco branco?Algumas pessoas apresentam a pressão arterial elevada apenas quando medida em consultório médico ou clínica e normal em outras ocasiões.

7. Com qual freqüência a pressão deve ser verificada? Pessoas que não têm pressão alta devem fazer a verificação pelo menos uma vez ao ano. Os que já diagnosticaram a doença devem verificar a pressão de acordo com indicações médicas.

8. Existe algum cuidado que deve ser tomado no momento da aferição da pressão? Obesos e crianças precisam de um equipamento específico para o seu grupo por causa do tamanho da faixa que envolve o braço, o manguito. O paciente deve manter o braço apoiado na altura do peito, estar com a bexiga esvaziada, não ter fumado ou bebido antes do procedimento, nem ter ingerido alimentos energéticos como o café.

9. Quando a pressão é considerada alta? Entre as crianças, a pressão geralmente varia entre 10/6 e 11/6 mmHg (milímetros de mercúrio). Nos adultos espera-se uma pressão arterial entre 11/7 e 13/8 mmHg. Considera-se alta a pressão quando a máxima ultrapassa 13 e a mínima 8.

10. Mas o que significam os dois números que aparecem na medição? O primeiro se refere à pressão máxima sistólica, de contração do coração; o segundo número é a pressão do movimento de diástole, quando o coração relaxa.

11. Quem está mais propenso a ter hipertensão? O homem ou a mulher? Durante a idade adulta, o número de hipertensos tende a ser superior entre os homens. Entretanto, após a menopausa, as mulheres têm uma prevalência de hipertensão igual ou superior à dos homens e com maior gravidade.

12.E quais as causas da dessa doença? Ainda não há uma causa específica da hipertensão. Sabe-se que fatores como gravidez, obesidade, sedentarismo, tabagismo e alcoolismo aumentam as chances de adquirir a doença. E além de um componente hereditário, existem doenças que podem provocar a pressão alta. Entre as mais freqüentes estão: diabetes, insuficiência renal e hipertireoidismo. O uso excessivo de antiinflamatórios não-hormonais, corticosteróide e alguns tipos de anticoncepcionais também está associado a alterações da pressão.

13. Existe alguma relação entre insônia e pressão alta? A insônia também provoca pressão alta. Durante o sono a freqüência cardíaca tende a diminuir. Se o individuo não dorme bem e tem uma noite agitada sua pressão arterial não terá esse "descanso".

14. O tratamento provoca efeitos colaterais? Todo medicamento pode provocar efeitos colaterais. Alguns anti-hipertensivos podem favorecer o surgimento de tosse, prurido, vermelhidão na pele ou disfunção erétil.

15.O que pode acontecer com o paciente que não tratar a hipertensão? As expectativas de vida de uma pessoa hipertensa é 40% menor que a de um indivíduo sadio. Diagnosticada, a doença deve ser tratada até o fim da vida, uma vez que não tem cura. Quando ignorada, pode ocasionar insuficiência renal, tromboses, AVC hemorrágico, aneurisma da aorta e outras doenças relacionadas ao coração.

Perguntas interessantes