Química, perguntado por LuannaSiilva, 1 ano atrás

elabore 10 perguntas e 10 respostas sobre a produção do vinho

Soluções para a tarefa

Respondido por kellyaguiar404
0

Qual a diferença entre Enólogo, Enófilo e Sommelier?

O enólogo é o responsável pela produção do vinho, desde o plantio até o engarrafamento. Este profissional atua na indústria (vinícola). Graduado com nível superior. O Enófilo é o “apreciador” e “estudioso” de vinhos. O Sommelier atua nos restaurantes, tendo a responsabilidade pela elaboração da carta de vinhos, faz a manutenção dos vinhos, atende e indica vinhos para os clientes. Não tem graduação superior.


Quanto mais antigo um vinho, melhor?

Não – Somente 1% dos vinhos a disposição no mercado envelhecem bem. Para que um vinho consiga evoluir bem, é necessário que ele tenha algumas características, como boa concentração de taninos, acidez, teor de álcool e a qualidade da safra. De um modo geral, os vinhos mais leves tendem a durar menos, e os mais encorpados, a durar mais.

O que é um vinho Varietal?

Considera-se que um vinho é varietal quando foi elaborado com 100% de uma mesma uva, ou, pelo menos, 75-80%. Nesse outro caso, os outros 20-25% podem estar formados por uma ou mais variedades que não alteram seu status de varietal.

O que é um vinho de Corte ou Assemblage?

Um vinho de corte, também chamado pelos franceses, assemblage, é todo aquele que foi elaborado com no mínimo duas variedades de uva, em proporções maiores que nos varietais. Por exemplo: 50% e 50%, ou 40% de Cabernet, 30% malbec e 30% Merlot.

ser armazenados deitados?

Os vinhos que utilizam a rolha de cortiça devem ser armazenados deitados. Ao ficar deitada, o liquido se mantem em contato com a rolha, evitando assim o ressecamento e a indesejada entrada de ar. Já os que têm rolha de rosca, ou sintética, não devem ficar deitados, e sim em pé.

Qual a ordem no serviço de vinho?

Uma regra de ouro do serviço é que os vinhos sempre devem ser servidos por ordem crescente de importância. Salvo exceções, os vinhos brancos são servidos antes dos tintos. Geralmente, começa-se com espumantes e vinhos brancos; depois; vêm os roses, os tintos e por fim os doces.    

Porque um vinho é tão mais caro que o outro?

Esse é um tema complexo, que começa pela forma em que a vinícola conduz seu processo de produção desde o plantio até o engarrafamento. Em geral, esses vinhos são elaborados de vinhas em que o rendimento baixíssimo, produzindo poucos cachos por planta, alcançando alta concentração da uva. O preço e localização da terra, a utilização de barrica de carvalho, o tempo que o vinho permanece amadurecendo nela também é um fator que faz um vinho ser caro. Outros fatores são a atitude do consumidor, que em geral associa a qualidade ao preço, e as notas de críticos, que também faz o vinho subir o preço.

O que são as lágrimas de um vinho? O que elas podem indicar?

As pernas ou lágrimas do vinho são marcas, em formas de gotas que caem lenta ou rapidamente, deixadas na parede da taça depois de gira-la para aerar o vinho. A lágrima indica a concentração do vinho e, principalmente, a graduação alcoólica e outros componentes. Quanto maior a concentração alcoólica, maior será a concentração, que faz com que as lágrimas (ou gotas) se fixem nas paredes das taças e, por serem mais densas, caiam lentamente. 


Perguntas interessantes