Elabore 10 perguntas com respostas, sobre o surgimento das fábricas e seu desenvolvimento
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. O que foi a Revolução Industrial? Quando e onde aconteceu?
A Revolução Industrial foi uma transformação radical no processo produtivo — na forma como o homem produzia os meios necessários para a sua subsistência e para a sua comercialização.
Ela implicou na substituição da energia física (humana ou animal) pela trabalhar dentro de fábricas.
A Primeira Revolução Industrial aconteceu entre 1760 e 1860, sendo implantada primeiramente na Inglaterra.
2. Antes da indústria, como o homem produzia aquilo que era necessário para a sua sobrevivência e comércio?
No começo de tudo o homem produzia por meio do artesanato. Era uma produção produtivo e, desta forma, não havia divisão social do trabalho — nem trabalho especializado.
Depois, tivemos a fase de transição, conhecida como manufatura. Nela, a produção ainda era feita manualmente, porém com a divisão social do trabalho. Nesse formato, o artesão realizava apenas determinada etapa do processo produtivo.
Como ele não fazia mais o produto por inteiro, a sua remuneração passou a ser um salário — e não mais a venda da peça. Desta forma, ele tornou-se contratado pelo comerciante.
Até que chegamos à maquinofatura, com o surgimento das indústrias e o aparecimento das máquinas. Nessa fase, o trabalho passa a ser feito dentro de uma fábrica sob a supervisão de um burguês (dono dos meios de produção).
Esse burguês promove a separação entre capital e trabalho. Isso significa especialização é ainda mais acentuada.
3. Quais foram os fatores que levaram a Inglaterra a ser a pioneira nessa revolução?
1º fator: a Inglaterra conseguiu realizar a “Acumulação Primitiva de
2º fator: disponibilidade de matérias-primas. Os ingleses possuíam muito ferro que serviu para fazer máquinas resistentes, tinham carvão mineral e algodão em suas colônias.
3º fator: a Inglaterra possuía mão de obra barata e abundante, já que os artesãos passaram por uma crise e não conseguiram concorrer com os preços estabelecidos pela indústria. Outro fator que sustentava a mão de obra barata era a política de “cercamento” que provocou o êxodo rural.
4. país, a Revolução Inglesa foi de suma importância para que a burguesia fosse claramente beneficiada pela atuação de seu parlamento. Entre os séculos XVII e XVIII, observamos a adoção de uma série de políticas que contribuíram para a expansão de sua economia, o acúmulo de capitais e o desenvolvimento de uma tecnologia voltada para a expansão da produção de produtos manufaturados.
8.Pensando a Revolução Industrial como uma transformação de ordem tecnológica, destaque algumas das descobertas que contribuíram para a chamada Primeira Revolução Industrial.
Entre outras invenções, a Primeira Revolução Industrial ficou marcada pelo desenvolvimento dos teares mecânico e hidráulico, que conseguiam
9.Tomando a formação das fábricas como contexto, explicite as condições de trabalho dos operários durante as primeiras décadas da Revolução Industrial.
Nessa fase inicial, observamos que os trabalhadores das fábricas viviam em péssimas condições e eram submetidos a longas jornadas. A falta de
10.Em que medida a Revolução Industrial alienou o operário do valor da riqueza por ele produzida?
Na medida em que as máquinas se desenvolveram, observamos que o daquele dia.
Explicação:
isso ai