Elaborar uma resenha resenha
Soluções para a tarefa
Resposta:
No Brasil o padrão de consumo de drogas ainda não está sendo comparável ao que se verifica nos países desenvolvidos, porém sua evolução recente torna esse tema uma preocupação obrigatória dos profissionais da área de saúde em busca de parceria com as políticas públicas para combate ao tráfico e uso de drogas, principalmente a droga chamada crack, da qual o Brasil tornou-se o maior consumidor mundial a partir de 2013.
Os malefícios causados pelo crack ao ser humano (principalmente os jovens) são muito grandes e seu potencial destruidor é de enormes consequências à saúde dos usuários, porque junto com adulterantes como a cafeína, lidocaína, benzocaína, entre outros, causam um efeito de bomba no organismo.
A droga evidencia-se como causadora de violência em todos os ambientes. O crime organizado encontra no desenvolvimento da economia informal, condições para crescer nas zonas mais pobres, como perspectivas de poder e dinheiro para o jovem, e cada vez mais as drogas estão sendo adulteradas, trazendo sérios prejuízos à saúde dos usuários.
Pelos dados percebe-se o perfil das pessoas que usam drogas, de grande vulnerabilidade social e que ficam expostos a todo tipo de assédio dos traficantes nas ruas. Percebe-se que as drogas que estão sendo adulteradas, influenciando ainda mais as pessoas usuárias, e se instaurou nelas para dar preenchimento a algo que não teve na família, como o diálogo e as condições básicas necessárias para viver dignamente.
Esta ausência relaciona-se a muitos outros fatores na organização familiar, há possivelmente uma desestruturação na família evidenciadas por diversos motivos. O fato é que as pessoas estão cada vez sofrendo mais como usuários de drogas pesadas e adulteradas, trazendo sérios prejuízos de cunho social e de saúde a toda a sociedade.
O objetivo principal das políticas públicas sociais e de saúde é o de efetivar ações de desenvolvimento como forma de promover o bem estar social, oportunizar condições para a busca do desenvolvimento de uma melhor qualidade de vida do jovem e de suas respectivas famílias, independentemente de suas ações e atendimento de suas necessidades, com reconhecimento dos seus direitos.
espero ter ajudado!
Resposta:Irei disponibilizar uma Resenha critica que fiz a algum tempo sobre o Livro Terra Papagalli,para que você possa ter uma base,de como elaborar uma Resenha.
Explicação:
Resenha do Livro Terra Papagalli
O livro Terra Papagalli é uma obra ficcional e teve sua primeira publicação no ano de 1997 por José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta, junto com a editora Companhia das Letras. Essa história é narrada por Cosme Fernandes Pessoa, mas conhecido como o Bacharel Mestre de Cananeia. A narrativa descrita acima, relata o descobrimento do Brasil, e as aventuras da vida de Cosme Fernandes em seus tempos na terra dos papagaios.
Cosme Fernandes era um Português de origem judaica, ex-seminarista. Quando ele tinha mais ou menos 20 anos de idade, foi expulso da Europa devido a um caso de amor com uma moça chamada Lianor, pois a mesma era filha de pessoas nobres, e nesses tempos, quem se deitasse com filha de gente nobre, tinha de ser punido. O castigo desse homem, seria a morte, portanto, o seu professor de boa alma que lhe ensinava latim, conhecido como magister Videira, intercedeu-se pela vida de seu querido aluno, e sua pena fora convertida de fogueira em degredo. No entanto, Cosme foi enviado juntamente com outros presos, na expedição de Pedro Álvares Cabral, em direção as Índias.
Ao observar a obra de Cosme, veremos que evidentemente há dois ritmos de história, original e criativa. Ele começa por dizer: “Digníssimo senhor conde, durante a viagem que fiz pelo mar Oceano pude dispor de algum papel de palha e um resto de tinta, com o que escrevi um pequeno diário de bordo. Tomarei a liberdade de acrescentar tais páginas a esta carta, pois acredito serem a mais eficaz e eloquente descrição daqueles dias. Talvez falte um pouco de estilo na escrita, mas em troca tereis o frescor dos sentimentos in petto e das observações in loco. ” A obra contém fundamentos que indica originalidade, como o ponto citado acima, quando ele diz que escreveu um pequeno diário de bordo, e acredita serem a mais eficaz e eloquente descrição daqueles dias, observando todas as possibilidades da escrita, tudo aponta para originalidade. Claro, não podemos desconsiderar que é uma obra ficcional, porém não significa que tudo o que ele disser será mentira. Há também princípios que seja difícil de se comprovar, como por exemplo o fato deles se alimentarem de seus inimigos. No entanto, ficamos mais confiantes quando Cosme volta a dizer: “Garanto-vos que tudo será verdade, apesar de muitas páginas parecerem copiadas desses livretes de aventuras que se vendem pelas feiras. ” Então só basta aos leitores, acreditar. A trama do livro, é bem conhecida e sempre refletida por todos os povos e continentes, pois conta a história de uma nação que foi descoberta, o Brasil. Sempre há de ter pessoas que tentam plagiar as grandes obras feitas por excelentíssimos escritores, como Terra Papagalli. Porém, “Como nenhum desses valorosos senhores esteve na Terra dos Papagaios, é este um livro diferente de todos os já feitos”. No decorrer da viagem, a esquadra de Cabral afastou-se da costa Africana, dirigindo-se mais para oeste, até atingir as terras que hoje correspondem ao Brasil. As razões desse afastamento, se proposital ou acidental, são discutidas até hoje entre os historiadores. Ao descer da embarcação de Pedro Álvares Cabral, na aldeia dos índios chamados Tupiniquins, Cosme Fernandes é dito como rei da Terra dos Papagaios. A partir daquele momento, ele e seus companheiros de viagem, começam a conviver com os índios, tendo direito a várias mulheres, participando de guerras contra tribos inimigas, comercializando escravos e tendo todas as aventuras que um homem comum não tem. O Bacharel de Cananeia termina sua obra com o Décimo Mandamento Para Bem Viver Na Terra Dos Papagaios. “E o resumo de meu entendimento é que naquela terra de fomes tantas e lei tão pouca, quem não come é comido. ”
Indica-se essa belíssima obra, a quem verdadeiramente, ama Romance, humor, e ficção brasileira.
Espero que isso ajude!!! Boa sorte