elaborar uma redação, de duas a cinco páginas, sobre Ética e Responsabilidade Social.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A presente monografia que se refere à ética e responsabilidade social nas organizações tem por objetivo e foco evidenciar e informar que a aplicação ou não da doutrina ética e responsabilidade social nas organizações é discutida desde os primórdios do capitalismo e que por meio da mesma há relatos dos autores que muitas empresas ainda não enxergam a importância de tais ações para o patrimônio da mesma e continuam ainda visando apenas o lucro, e outras aplicam a doutrina ética por uma questão de sobrevivência. Para compor o referido estudo, foi realizada uma pesquisa apurada entre teses, dissertações e livros acerca do tema com fatos históricos, informações e opiniões dos referidos autores relatando diferentes posturas, ações e omissões por parte das empresas deste tema que atualmente vem sendo discutido e impacta a imagem e reputação das organizações. Em suma, os dados levantados por meio desta pesquisa mostram claramente que há uma preocupação em tais ações não somente por parte das organizações (dirigentes), mas também por todos os envolvidos, no que diz respeito à postura ética e responsabilidade social da mesma internamente em prol dos seus colaboradores e externamente em prol do bem-estar social das pessoas, como por exemplo, a preocupação em produzir produtos de qualidade, e que a extração de recursos naturais não afete o meio ambiente e que sejam feitas também ações em prol do meio ambiente.No mundo dos negócios cada vez mais está se falando sobre a questão da ética. As empresas que querem ser bem sucedidas e ter uma marca reconhecida como confiável e honesta, estão orientando sua cultura organizacional para um modelo ético que respeite os padrões morais da sociedade.
"As empresas consideradas éticas são geralmente aquelas cuja conduta é socialmente valorizada e cujas politicas estão sintonizadas com a moral vigente, subordinando as suas atividades e estratégias a uma reflexão ética prévia e agindo posteriormente de forma socialmente responsável. (ALMEIDA, 2007, apud ALMEIDA e GALLI, 2014)".
É nesse contexto que surge a ética empresarial. Os gestores das organizações precisam pensar além dos fatores econômicos, como o lucro, e voltar o pensamento para as questões morais, éticas e sociais de forma que a empresa possa gerar valor para a sociedade e reduzir o impacto sobre o meio ambiente.
"A ética empresarial pode ser definida como um conjunto de princípios e padrões morais que orientam o comportamento no mundo dos negócios, enquanto a responsabilidade social é concebida como a obrigação que a empresa assume para maximizar os efeitos positivos e minimizar os negativos que ela produz sobre a sociedade. (FERREL et al., 2001, apud, ALMEIDA E GALLI, 2014)".
Quem nunca ouviu falar em ética profissional? Toda profissão que possui um órgão regulador tem seu código de ética. Com os administradores não é diferente. O CFA é a instituição responsável por ditar o Código de Ética dos Profissionais de Administração (CEPA).
"O Código de Ética dos Profissionais de Administração (CEPA) é o guia orientador e estimulador de novos comportamentos e está fundamentado em um conceito de ética direcionado para o desenvolvimento, servindo simultaneamente de estímulo e parâmetro para que o Administrador amplie sua capacidade de pensar, visualize seu papel e torne sua ação mais eficaz diante da sociedade". (CFA, 2010).
Não basta apenas ser um excelente profissional, bem capacitado, treinado, é necessário assumir um compromisso com a ética e a responsabilidade social. De acordo com Stoner e Freeman (1994), “os administradores inevitavelmente provocam vantagens e desvantagens independentemente do que façam ou deixem de fazer”. Assim sendo, as empresas devem avaliar o impacto que estão causando na sociedade e no meio ambiente através das suas ações. A importância de se pensar nessas questões está relacionada com o futuro das pessoas, da natureza e da própria organização.