História, perguntado por eduardoestevao, 1 ano atrás

elaborar uma dissertação sobre o cristianismo e o processo reformista ,suas transformações sociais , culturais e politicas na Europa

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
2
O cristianismo passou por dois grandes momentos de reforma: a  Reforma Protestante e a Contrarreforma Católica. Devido aos abusos e distorções da fé que os protestantes percebiam na Igreja Católica, acusaram a Igreja de não mais representar os ideais cristãos, e fundaram novas denominações religiosas que adquiriram popularidade na Europa.

Por causa disto, houve uma série de transformações sociais, na medida em que as pessoas passaram a se dividir em qual tipo de cristianismo seguiam, culturais, pois surgem as Ligas Protestantes e diversas concepções diferentes, muitas vezes contraditórias uma com a outra, do cristianismo e políticas na medida em que o Papa perde o poder central que tinha sobre a religião e diferentes Estados adotaram diferentes posições políticas.

Um dos principais conflitos que esclarecem esta situação de divisão cultural, política e social da Europa é a Guerra dos 30 Anos, entre defensores dos protestantes e católicos.

Estas mudanças também mudaram a cara do mundo, uma vez que os protestantes, que sofriam perseguição religiosa, emigraram para o Novo Continente, as Américas.

A Contrarreforma, o outro grande processo de reforma cristã, foi uma reação à Reforma, e a Igreja Católica buscou afastar-se de suas concepções antigas e adotar posições mais modernas em relação à fé e à sociedade.
Perguntas interessantes