elaborar um texto de 15 linhas com cinco brincadeiras antigas
mano é pra amanhã 6 pontos
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 - Pular corda. O único objeto para se divertir aqui é a corda!
Duas crianças batem ou giram a corda, enquanto uma terceira criança pula e diz: “cor-di-nha.” Cada sílaba dita corresponde a um pulo. Quando a criança que pula fala a palavra completinha, ela sai da corda e dá vez a outro participante. Quem está pulando não pode pisar na corda.
2 - Amarelinha. A amarelinha é uma brincadeira clássica
consiste em jogar uma pedrinha, ou outro objeto, em uma das casas numeradas e, a seguir, percorrer, pulando com uma perna só, todo o caminho traçado sem pisar na casa marcada, e recolher a pedrinha na volta
3 - Pião.
A brincadeira de pião acontece com a criança enrolando em todo o corpo do brinquedo um forte fio ou cordão, chamado fieira, cuja ponta fica presa em seu dedo. Lançado ao chão e recolhendo-se rapidamente a fieira, o pião rodopia velozmente sobre si.
4 – Queimada.
O jogo de Queimada ou Queimado é praticado por dois times, cujo objetivo é eliminar o adversário atingindo-os ("queimando-os") com a bola. A Queimada é popular em todo Brasil e também é chamada de "baleado", "caçador", "mata-soldado" ou "carimba".
5 – Bolinha de gude.
Os participantes vão se revezando e tentando “matar” as bolinhas dos adversários, utilizando os dedos polegar e indicador para empurrar a bola de gude na areia, com o objetivo de atingir o maior número de bolas dos outros participantes. Ganha o jogo quem conseguir ficar com mais bolas.
Explicação: