Elaborar um texto crítico com as seguintes perguntas:
1 – Qual é a condição geológica da Nova Zelândia? É grave?
2 – Quais dados estatísticos podem ser usados para
comprovar a condição socioeconômicas favoráveis da Nova Zelândia?
3 – Quais dados podem comprovar a instabilidade geológica,
à qual, a população da Nova Zelândia está exposta?
4 – Essa condição de risco constante, diminui a
potencialidade turística da Nova Zelândia? Aumenta?
5 – A condição especial daquela Geografia, estimula pesquisas
científicas diferenciadas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Geleiras espetaculares, fiordes pitorescos, montanhas acidentadas, vastas planícies, colinas, floresta subtropical, planalto vulcânico, quilômetros de litoral com maravilhosas praias arenosas: você encontra tudo isso aqui. Não é surpresa que a Nova Zelândia esteja se tornando tão popular como um local para filmagens.
Localizada no sudoeste do pacífico, a Nova Zelândia é constituída por duas ilhas principais: North Island e South Island. Stewart Island e muitas ilhas menores estão situadas na costa.
A North Island da Nova Zelândia tem uma cadeia de montanhas que percorre a região central, com paisagens montanhosas tranquilas nos dois lados. O centro de North Island é dominado pelo Volcanic Plateau, um vulcão ativo e área termal. Os gigantes Southern Alps formam a espinha dorsal de South Island. No leste de Southern Alps estão as paisagens montanhosas de Otago e Southland, e as vastas e planas Canterbury Plains.
Como tudo começou
As rochas mais antigas da Nova Zelândia têm mais de 500 milhões de anos e faziam parte de Gondwana . Esse enorme supercontinente começou a se dividir cerca de 160 milhões de anos atrás, e a Nova Zelândia se separou dele há 85 milhões de anos.
A Nova Zelândia está localizada sobre duas placas tectônicas: a do Pacífico e a australiana. Quinze desses gigantescos blocos de crosta móveis compõem a superfície da Terra. A North Island e algumas partes de South Island estão situadas na placa australiana, enquanto que o restante de South Island está situado sobre a do Pacífico. Como essas placas estão constantemente se deslocando e colidindo entre si, a Nova Zelândia recebe muita ação geológica.
Áreas geotérmicas e águas termais
Essa atividade subterrânea abençoa a Nova Zelândia com algumas áreas geotérmicas espetaculares e águas termais relaxantes, além de fornecer eletricidade e aquecimento em algumas áreas. Rotorua é o principal centro de atrações geotérmicas, com abundância de poços de lama, gêiseres e águas termais em suas áreas termais ativas; sem mencionar o odor da "Cidade do enxofre" que se tornou sua marca registrada. Povoada inicialmente pelos maoris que usavam as águas termais para cozinhar e tomar banho, Rotorua logo atraiu residentes europeus. Os famosos benefícios à saúde de seus poços aquecidos rapidamente concederam à área o nome de "Cureland".
Além de Rotorua, você pode aproveitar as águas termais e outras atividades termais na maioria das regiões de North Island, ao norte de Turangi, bem como em Hanmer Springs e West Coast na South Island.
Praias arenosas tranquilas a litorais acidentados e desertos
A Nova Zelândia tem mais de 15.000 quilômetros de um litoral belo e diversificado. No extremo norte e na maior parte da costa leste de North Island você encontrará longas praias arenosas perfeitas para nadar, surfar e tomar banho de sol. A costa oeste de North Island tem praias de areia escura, com areia rica em ferro. O norte de South Island tem as mesmas belas praias arenosas, enquanto o litoral ao redor do restante de South Island tende a ser mais deserto e mais acidentado.
Cadeias de montanhas a terras férteis
Cerca de um quinto de North Island e dois terços de South Island são constituídos por montanhas. Estendendo-se do norte de North Island até a região inferior de South Island, essas montanhas são geradas pela colisão entre as placas australiana e do Pacífico.
Durante milhões de anos, depósitos aluviais (causados pela erosão das montanhas pelos rios) formaram a vasta região de Canterbury Plains, em South Island, e várias planícies menores em North Island. Essas planícies aluviais apresentam algumas das terras mais férteis e produtivas da Nova Zelândia.
Geleiras de gelo triturado
Southern Alps na Nova Zelândia têm várias geleiras, sendo a maior a Tasman Glacier, podendo ser observada ao fazer uma breve caminhada a partir do vilarejo de Mount Cook. As geleiras mais famosas da Nova Zelândia são Franz Josef e Fox em West Coast, South Island. Entalhada pelo gelo em movimentação durante milhares de anos, essas geleiras espetaculares são facilmente acessíveis aos praticantes de montanhismo e caminhada. É possível caminhar até geleiras ou ir de helicóptero — voando de helicóptero até o topo e descer caminhando.
Sunken Mountains
Durante milhares de anos, o processo de subducção testemunhou partes da paisagem da Nova Zelândia se tornarem submersas. Marlborough Sounds e Fiordland são exemplos de cadeias de montanhas elevadas que afundaram no mar, criando canais e fiordes espetaculares. Essas áreas apresentam alguns dos cenários mais pitorescos da Nova Zelândia, com exuberantes encostas escarpadas se precipitando até o fundo das baías tranquilas. Águas claras, profundas e tranquilas cercadas pela bela mata tornam essas áreas ideais para passeios de barco e canoagem.
Explicação:
Espero ter ajudado dnv aí!