História, perguntado por mylaevivi, 1 ano atrás

elaborar um resumo sobre a pré-história africana

Soluções para a tarefa

Respondido por KiryaSherie
6
Há cerca de cinco milhões de anos viveram em África os primeiros grupos de homnideos, como o documentam as descobertas da arqueologia. 

No deserto da Líbia encontraram-se gravações em rochas (ou "petroglifos") do período Neolítico, e megalitos, que atestam da existência duma cultura de caçadores-recolectores nas savanas secas desta região, durante a última glaciação. O atual deserto do Saara foi um dos primeiros locais onde se praticou a agricultura na África (cultura da cerâmica de linhas onduladas). Outros achados arqueológicos demonstram que, depois da desertificação do Saara, as populações do Norte de África passaram a concentrar-se no vale do rio Nilo: os “nomas”, cuja cultura ainda não conhecia a escrita, e que, por volta de 6000 a.C., já tinha uma agricultura organizada.

Pode dizer-se que a história recente ou “moderna” da África, no sentido do seu registro escrito, começou quando povos de outros continentes começaram a registrar o seu conhecimento sobre os povos africanos – com excepção do Egito e provavelmente dos antigos reinos de Axum e Meroe, que tiveram fortes relações com o Egito. 

Assim, aparentemente, a história da África oriental começa a ser conhecida a partir do século X, quando um estudioso viajante árabe, Al-Masudi, descreveu uma importante atividade comercial entre as nações da região do Golfo Pérsico e os "Zanj" ou negros africanos. No entanto, outras partes do continente já tinham tido início a islamização, que trouxe a estes povos a língua árabe e a sua escrita, a partir do século VII. 

Pensa-se que As línguas bantu só começaram a ter a sua escrita própria, quando os missionários europeus decidiram publicar a Bíblia e outros documentos religiosos naquelas línguas, ou seja, durante a colonização do continente, pelo menos, da sua parte subsaariana. No entanto há relatos, por exemplo do Reino do Congo, que os reis locais quyando receberam os portugueses teriam uma série de escribas que inclusivamente terão redigido tratados. 

Na África Oriental por exemplo, antes da chegada dos portugueses havia um reino muito imnportante que se coinstituia em Império- era o Império Monomutapa. Tipicamente feudal na sua organização, dispunha inclusivé de construções militares muito semelhantes aos castelos do inicio da Idade Média na Europa. 

Podemos pois dizer que a pré-História africana está confusamente embrenhada numa História, pois havia reinos e cidades-estado com escrita e outros sem escrita, que é o que caracteriza a divisão da História com a pré-História. 

A esxistencia do Egito como Estado a partir de há pelo menos 5000 anos vem fazer da África o berço não só de civilizações urbanas antigas como da própria organização semi-feudal que mais tarde viria a constituir-se no conhecido Feudalismo com todas as suas carateristicas de suseranias em pirâmide. Os reinos antigos tinham pois na sua génese os elementos das mais tarde feudais sociedades. A necessidade de contar para cobrar impostos terá levado os povos á escrita. A necessidade de calcular para construir civil e militarmente terá dado o incentivo à matemática.Mas isto são conjeturas minhas. 
Veja entretanto um esboço da cronologia da História de África: 


mylaevivi: muito obrigada por te me ajudado
KiryaSherie: Dnd
Respondido por marleidefsilva213
0

Explicação:

linha do tempo. 3 . 5 milhões dos primeiro hominideos

Perguntas interessantes