Elaborar um resumo de 15 linhas sobre o assunto: abordagens pedagógicas da Educação física.
Soluções para a tarefa
Desde o último século os objetivos e as propostas educacionais da Educação Física foram se modificando, e ainda hoje estas influenciam a formação do profissional e as práticas pedagógicas dos professores de Educação Física.
A inclusão da Educação Física no Brasil se deu oficialmente na escola no século XIX, datado de 1851. Inicialmente a Educação Física era baseada na perspectiva higienista, onde se preocupavam com os hábitos de higiene e de saúde. No inicio do século XX surgem os métodos ginásticos, os quais tinham como base as necessidades políticas e sociais do período. Este e o modelo militarista influenciaram o sistema educacional e abrangeu exclusivamente a prática, isso para não diferenciá-la da instrução militar se desfazendo da teoria1,2.
Após a Segunda Guerra Mundial a Educação Física continua a receber influências estrangeiras com o surgimento do Método Natural Austríaco e o Método da Educação Física Desportiva Generalizada sobressaindo o esporte. Com isso as aulas de educação física passam a valorizar os códigos da instituição esportiva: competição, regras rígidas entre outros. Nessa fase o esporte se destaca como objetivo e conteúdo da educação física escolar, sendo assim, o esporte não é visto como parte da educação física e sim a educação física como componente do esporte1.
Na década de 1980 o modelo esportivista começou a ser muito criticado pelos meios acadêmicos e a educação física passou por um período de valorização dos conhecimentos produzidos pela ciência. Nesse momento rompeu-se, ao menos ao nível de discurso, a valorização excessiva do desempenho como objetivo único da escola2.
No entanto, na tentativa de romper com o modelo mecanicista, surgiram as Abordagens Pedagógicas da Educação Física Escolar. Essas Abordagens podem ser definidas como movimentos que buscam renovação teórico-prático com o objetivo de estruturar o campo de conhecimento específicos da Educação Física3.
Num primeiro momento aparecem as abordagens desenvolvimentista, construtivista-interassionista, crítico-superadora e abordagem sistêmica. As abordagens da psicomotricidade, crítico-emancipatória, abordagem cultural, dos jogos cooperativos, da saúde renovada e dos Parâmetros Curriculares Nacionais vêem, em segundo momento, complementar as abordagens anteriores2.
As Abordagens Pedagógicas para Educação Física têm por objetivo deixar que as aulas de Educação Física deixem de ter um enfoque apenas ligado ao aprender a fazer, mas incluem uma intervenção planejada do professor quanto ao conhecimento que explique o que está por trás do fazer, além dos valores e atitudes envolvidos na prática da cultura corporal do movimento.
Porém a prática pedagógica na Educação Física ainda apresenta-se muito resistente a mudanças, pois os professores ainda utilizam da teoria da aptidão física para a esportivização4.
Acredita-se que nos dias atuais o professor baseia seus conteúdos pré-selecionados retirados de livros didáticos e esportes, tornando-se um transmissor de conteúdos sem valorizar a participação efetiva dos alunos nas aulas. Essa realidade pode estar ocorrendo porque a formação profissional dos professores de Educação Física por muito tempo evitou os conhecimentos científicos e foi extremamente tecnicista, tornando esses professores aplicadores de práticas pedagógica herdadas do seu passado5.
A partir disso, o objetivo desse estudo foi verificar se os professores de Educação Física Escolar têm conhecimento sobre as Abordagens Pedagógicas discutidas no âmbito acadêmico.
Abordagem Desenvolvimentista
O modelo desenvolvimentista defende a idéia de que o movimento é o principal meio e fim da Educação Física. Esta deve privilegiar a aprendizagem do movimento e proporcionar ao aluno condições para que seu comportamento motor seja desenvolvido mediante uma prática de interação entre a diversificação e a complexidade dos movimentos. Assim, o principal objetivo da Educação Física é oferecer experiências de movimentos que acompanhem o nível de crescimento e desenvolvimento do aluno, afim de que a aprendizagem das habilidades motoras seja alcançada 2,3,6.
A partir dessa perspectiva os conteúdos a serem desenvolvidos devem seguir uma ordem de habilidades, respeitando seqüência pedagógica, indo do mais simples, que são as habilidades básicas, para as mais complexas, as habilidades específicas2, 6.
Abordagem Construtivista-Interacionista
Esta proposta é apresentada como uma nova opção metodológica em oposição às linhas anteriores da Educação Física na escola e prepara um caminho para a Educação Física como um meio para atingir o desenvolvimento cognitivo. Nesse sentido o movimento se destaca como um instrumento para facilitar a aprendizagem de conteúdos que estão diretamente ligados ao aspecto cognitivo, ou seja, a aprendizagem de leitura, escrita, raciocínio lógico-matemático etc