História, perguntado por michelinhasouza1986, 10 meses atrás

elaborar redação sobre a construção do Brasil​


asccarlos: Para alcançar o sucesso é preciso a dedicação
asccarlos: não posso responder a está pergunta fofa
asccarlos: pois deve ser feita com as suas opiniões e palavras.
asccarlos: desejo a sua compreensão!

Soluções para a tarefa

Respondido por asccarlos
1

Resposta:

Eu não posso fazer o resumo pra vc, mas posso te dar enformações para que faça o seu próprio resumo!

Podemos dizer que a construção do Estado Brasileiro se iniciou com a vinda da Família Real para a América Portuguesa em 1808 e o estabelecimento do governo de D. João VI (o período Joanino) e se desenvolveu ao longo dos anos seguintes, até a abdicação de D.Pedro I, em 1831.  Nesse resumo falaremos sobre os principais fatores desse período.

Embarcações representando a vinda da Corte Portuguesa para a América, no século XIX.

Embarcações representando a vinda da Corte Portuguesa para a América, no século XIX.

1. Período Joanino

Antecedentes

Para entender os motivos do estabelecimento da Corte Portuguesa na América é necessário entender seus antecedentes. O principal deles foi o Bloqueio continental napoleônco. Esse bloqueio tinha o objetivo de dinamizar a indústria francesa e acabar com a supremacia de sua principal rival, Napoleão Bonaparte exige que todos os países europeus deixem de comercializar com a Inglaterra. Quem desobedecesse seu comando, seria invadido pelo exército francês. Portugal desobedeceu essas exigências devido a relações amistosas estabelecidas com a Inglaterra e, com isso, D. João VI e a corte fogem para o Brasil. Essa transferência representou o aumento do domínio inglês sobre Portugal e o início de um processo de independência do Brasil.

Nesse período, Napoleão Bonaparte governava a França.

Nesse período, Napoleão Bonaparte governava a França.

Relação entre Portugal e Inglaterra

Como mencionamos, houve uma forte aproximação entre Portugal e Inglaterra após a chegada da Família Real, como percebido a partir dos Tratado de 1810. Por meio deles, as mercadorias inglesas entrariam no Brasil pagando as mais baixas taxas, apenas 15% sobre o valor do produto. Apesar de exportar bastante para o Brasil, por outro lado a Inglaterra não importava muitos produtos, deixando balança comercial brasileira deficitária (+ importação/ – exportação).

Principais medidas de D. João VI no Brasil

Durante seu governo, D. João VI realizou uma série de medidas que causaram impacto na sociedade colonial portuguesa. A primeira delas foi abertura dos portos, representando o fim do pacto colonial. Além dela, houve a permissão de manufaturas, que havia sido proibida por D. Maria I, no alvará de 1785; a realização de reformas urbanas e culturais que ocorreram no Rio de Janeiro para abrigar a Corte portuguesa, como a criação de instituições de ensino (Escola de Comércio e a Academia Militar), Imprensa Régia e da Academia de Belas-Artes, marcada pela vinda de artistas franceses que compuseram a “Missão Artística Francesa”; 0 Transplante do Estado Português,  caracterizado pela transferência dos principais órgãos da administração do Estado português para o Brasil (ministérios do Reino, da Marinha e Ultramar). Foi a chamada “inversão brasileira”, o centro de decisões foi interiorizado no Brasil, deixando de ser em Portugal; e um dos mais importantes, a elevação do Brasil a Reino Unido a Portugal e Algarves(1815) devido às pressões do Congresso de Viena.

Debret foi um dos pintores que vieram para o Brasil durante a Missão Artística Francesa.

Debret foi um dos pintores que vieram para o Brasil durante a Missão Artística Francesa.

Revoluções do Período Joanino

As principais revoluções ocorridas durante o Período Joanino foram a Revolução Pernambucana (1817), movimento com influências iluministas, composto por senhores rurais e homens livres que se manifestavam contra aos altos impostos gerados pelos vultuosos gastos da Corte no RJ e que desejavam maior participação política; e a Revolução Liberal do Porto  (1820), movimento organizado pela burguesia portuguesa, influenciado pela Revolução Francesa, que exigia o retorno imediato de D. João VI, a elaboração de uma constituição liberal e um projeto de recolonização para o Brasil.  Dessa forma, D. João VI foi para Portugal deixando D. Pedro, seu filho, como príncipe regente no Brasil.

Espero ter ajudado!

O esforço de hoje é o resultado de amanhã!

Perguntas interessantes