Ela saltou em meio da roda, com os braços na cintura, rebolando as ilhargas e bamboleando a cabeça, ora para a esquerda, ora para a direita, como numa sofreguidão de gozo carnal num requebrado luxurioso que a punha ofegante; já correndo de barriga empinada; já recuando de braços estendidos, a tremer toda, como se se fosse afundando num prazer grosso que nem azeite em que se não toma pé e nuca se encontra fundo. Depois, como se voltasse à vida, soltava um gemido prolongado, estalando os dedos no ar e vergando as pernas, descendo, subindo, sem nunca parar com os quadris, e em seguida sapateava, miúdo e cerrado freneticamente, erguendo e abaixando os braços, que dobrava, ora um, ora outro, sobre a nuca, enquanto a carne lhe fervia toda, fibra por fibra titilando.
Nesse trecho da obra O Cortiço de Aluísio Azevedo, percebe-se que há uma frase a qual resume toda a excitação de Rita Baiana. Transcreva-a.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Ela saltou em meio da roda, com os braços na cintura, rebolando as ilhargas e bamboleando a cabeça, ora para a esquerda, ora para a direita, como numa sofreguidão de gozo carnal num requebrado luxurioso que a punha ofegante; já correndo de barriga empinada; já recuando de braços estendidos, a tremer toda, como se se fosse afundando num prazer grosso que nem azeite em que se não toma pé e nuca se encontra fundo.
Sobre a personagem Rita, podemos afirmar que a frase que define sua excitação é aquela que indica que ela estava a tremer toda, como se afundasse num deleite grosso como azeite que "não dá pé" nem se acha o fundo.
O Cortiço
Publicado em 1890, é tido como o romance mais importante do naturalismo nacional e descreve o cotidiano dos moradores de um cortiço do Rio de Janeiro. O texto segue um tom crítico, e é uma fiel reprodução da situação brasileira do século XIX.
Espero ter ajudado! Aprenda mais sobre naturalismo em https://brainly.com.br/tarefa/20622594
#SPJ2