Português, perguntado por israelbezerra11, 1 ano atrás

Ela apertou-lhe o braço. Esse gesto ele conhecia bem e significava apenas: não insista!

- Mas, mãe…

Inclinando-se até ele, ela falou-lhe baixinho, naquele tom perigoso, meio entre os dentes e que era usado quando estava no auge, um tom tão macio que quem a ouvisse julgaria que ela lhe fazia um elogio. Mas só ele sabia o que havia debaixo daquela maciez.

- Não quero que mude de lugar, está me escutando? Não quero. E não insista mais.

Contendo-se para não dar um forte pontapé na poltrona da frente, ele enrolou o pulôver como uma bola e sentou-se em cima. Gemeu. Mas por que aquilo tudo? Por que a mãe lhe falava daquele jeito, por quê? Não fizera nada de mal, só queria mudar de lugar, só isso… Não, desta vez ela não estava sendo nem um pouquinho camarada. Voltou-se então para lembrar- lhe que estava chegando muita gente, se não mudasse de lugar imediatamente, depois não poderia mais porque aquele era o último lugar vago que restava[..]



2-No 5 parágrafo do texto tambem se nota a presença de mais de um discurso: o narrados e o do menino

a-identifique nesse parágrafo as frases do narrador

b-identifique as frases que podem ser atribuias ao menino

c- há algum sinal de pontuação antes da fala dessa personagem?

d- essa fala é introduzida pela conjunção (que) ou (se) por verbos de elocução dizer,falar, perguntar, comentar, etc.

e-A escolha de um ou outro tipo de discurso nos textos narrativos está vinculada ao sentido que se pretende construir. Que efeito de sentido é criado pela mistura de discurso nesse momento do texto?

Soluções para a tarefa

Respondido por manuelabrenner
9
2a) Ela apertou-lhe o braço. Esse gesto ele conhecia bem e significava apenas: não insista!......Inclinando-se até ele, ela falou-lhe baixinho, naquele tom perigoso, meio entre os dentes e que era usado quando estava no auge, um tom tão macio que quem a ouvisse julgaria que ela lhe fazia um elogio. Mas só ele sabia o que havia debaixo daquela maciez...... Contendo-se para não dar um forte pontapé na poltrona da frente, ele enrolou o pulôver como uma bola e sentou-se em cima. Gemeu. Mas por que aquilo tudo? Por que a mãe lhe falava daquele jeito, por quê? Não fizera nada de mal, só queria mudar de lugar, só isso… Não, desta vez ela não estava sendo nem um pouquinho camarada. Voltou-se então para lembrar- lhe que estava chegando muita gente, se não mudasse de lugar imediatamente, depois não poderia mais porque aquele era o último lugar vago que restava[..]  (NÃO SEI SE É TUDO ISSO,  OU SOMENTE O PRIMEIRO TRECHO!)
2b)"Mas, mãe..."
2c) sim, o hifen.
2d, 2e) nao sei, lamento.
Perguntas interessantes