Pedagogia, perguntado por danielledamasio10, 3 meses atrás

Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que semearei a casa de Israel e a casa de Judá com a semente de homens e de animais. 28 Como velei sobre eles, para arrancar, para derribar, para subverter, para destruir e para afligir, assim velarei sobre eles para edificar e para plantar, diz o SENHOR. 29 Naqueles dias, já não dirão: Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos é que se embotaram. 30 Cada um, porém, será morto pela sua iniqüidade; de todo homem que comer uvas verdes os dentes se embotarão. 31 Eis aí vêm dias, diz o SENHOR, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá. 32 Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porquanto eles anularam a minha aliança, não obstante eu os haver desposado, diz o SENHOR. 33 Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. 34 Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao SENHOR, porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR. Pois perdoarei as suas iniqüidades e dos seus pecados jamais me lembrarei. (Jer. 31:27-34 ARA)

Analise as afirmativas abaixo:

I. No texto de Jeremias 31: 27-34 Temos um contraste entre o novo e o velho, entre o tempo do rompimento da aliança e o do surgimento de uma nova aliança. Nesta perspectiva o tema mais abstrato é o da fidelidade. A infidelidade, por sua vez, indica o rompimento com a antiga aliança. E agora, esta nova posição de fidelidade dará sustentabilidade à relação de aliança. Dessa forma temos o seguinte quadro semiótico:
FIDELIDADE INFIDELIDADE
SUBMISSÃO OBEDIÊNCIA

Isso PORQUE,

II. Pode-se identificar o movimento semântico da perícope que inicia na fidelidade como polo disfórico (ansiedade, depressão e inquietude). Segue pela submissão (exigida do povo) e culminana na infidelidade (polo eufórico, alegria) que o futuro com YHWH deveria concretizar.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II apresenta uma justificativa válida para a asserção I.

Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não apresenta uma justificativa válida para a asserção I.

Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.

Soluções para a tarefa

Respondido por bcc1983
2

Resposta:

alternativa 3.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Explicação:

Página 184 do livro métodos de estudos bíblicos do Antigo testamento

Perguntas interessantes