“Eis, com efeito, em que consiste proceder corretamente no caminho do amor [...] em começar do que aqui é belo e, em vista daquele belo, subir sempre, como se servindo de degraus, [...] e dos belos corpos para os belos ofícios, e dos ofícios para as belas ciências até que das ciências acabe naquela ciência, que de nada mais é senão daquele próprio belo, e conheça enfim o que em si é belo." (Platão, O Banquete)
1)Visto a citação da obra O Banquete, de Platão, apresente a definição de amor segundo o pensamento do filósofo.
1 ponto
2)Na Grécia Antiga as linhas de pensamento dos sofistas e dos filósofos divergiam sobre o alcance do conhecimento. Platão, representando os filósofos, realizava suas teorias na contramão da sofística. Assinale a alternativa que representa a divergência entre o pensamento platônico e dos sofistas.
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Na verdade Platão apoia os ideais sofistas e não se opõem a eles.
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Platão se opunha tanto aos sofistas quanto aos filósofos, criando uma terceira linha de pensamento.
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Platão diverge dos sofistas por acreditar que a concepção da verdade é relativa a cada sujeito que a busca, não existindo, portanto, uma verdade universal.
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Enquanto os sofistas defendiam uma verdade pautada na subjetividade de cada sujeito, Platão defende a busca de uma verdade que não dependa da nossa opinião individual, mas seja realmente universal.
2) A partir de uma pesquisa sobre a cidade ideal concebida por Platão, responda de uma forma justificada a seguinte questão: por que podemos afirmar que a cidade ideal e justa descrita por Platão é uma Sofocracia?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)Amor é definido por platão como eros, que seria o desejo, nesse sentido platão afirma que o amor só existe quando existe o desejo, e o desejo só existe quando existe a falta do desejado. Por isso o verdadeiro representante do amor seria o filósofo, pois na medida em que ele busca o conhecimento inteligível seu desejo ultrapassa a mera materialidade dos corpos e ascende as ideias.
2)D-Enquanto os sofistas defendiam uma verdade pautada na subjetividade de cada sujeito, Platão defende a busca de uma verdade que não dependa da nossa opinião individual, mas seja realmente universal.
3)Na medida em que Platão observa a necessidade dos filósofos estarem no poder da cidade ideal, este regime político se torna uma Sofocracia, que seria o poder (kratos) nas mãos dos sábios (Sophos).