eia o trecho a seguir:
“A ISO trabalha em várias normativas ligadas às políticas públicas, emissões de carbono, saúde e segurança, e nanotecnologia; então, para complementar este escopo, em 2010 a ISO aprovou uma norma ambiciosa, que levou cinco anos de desenvolvimento, sobre a Responsabilidade Social das Organizações,
denominada de ISO 26000.”
Fonte: DEUS, R. M. et al. As organizações e a ISO 26000: revisão dos conceitos, dos motivadores e das barreiras de implementação. Gest. Prod., São Carlos, v. 21, n. 4, p. 793-809, 2014.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre indicadores, certificações, tecnologias e instrumentos de gestão relacionados à responsabilidade socioambiental, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Todas as normas ISO adotam o ciclo PDCA como fonte de gestão estratégica, para melhoria contínua dos seus processos. No entanto, a ISSO 26000 é diferenciada.
Porque:
II. A série ISO 26000 é uma norma não certificável, por fazer uso de termos como “pode” ou “convém que” em seu texto, que não passam a sensação de obrigatoriedade.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
As afirmações I e II estão corretas, e afirmação da II justifica a I.
O ciclo PDCA é considerado como a base de estrutura das normas do ISO de gestão, mas a ISO 26000 é diferente, pois é uma norma, que traz diretrizes sobre a responsabilidade social, que tem como objetivo de auxiliar as organizações a contribuírem para o desenvolvimento sustentável. Por isso, não é uma norma de gestão e não tem como base o ciclo PDCA.
Perguntas interessantes