eia o texto para responder a questão. [...] Tinha comigo um romance, os Três Mosqueteiros, velha tradução creio do Jornal do Comércio. Sentei-me à mesa que havia no centro da sala, e à luz de um candeeiro de querosene, enquanto a casa dormia, trepei ainda uma vez ao cavalo magro de D’Artagnan e fui-me às aventuras. Dentro em pouco estava completamente ébrio de Dumas. Os minutos voavam, ao contrário do que costumam fazer, quando são de espera; ouvi bater onze horas, mas quase sem dar por elas, um acaso. Entretanto, um pequeno rumor que ouvi dentro veio acordar-me da leitura. Eram uns passos no corredor que ia da sala de visitas à de jantar; levantei a cabeça; logo depois vi assomar à porta da sala o vulto de Conceição. — Ainda não foi? Perguntou ela. — Não fui; parece que ainda não é meia-noite. — Que paciência! Conceição entrou na sala, arrastando as chinelinhas da alcova. Vestia um roupão branco, mal apanhado na cintura. Sendo magra, tinha um ar de visão romântica, não disparatada com o meu livro de aventuras. Fechei o livro; ela foi sentar-se na cadeira que ficava defronte de mim, perto do canapé. Como eu lhe perguntasse se a havia acordado, sem querer, fazendo barulho, respondeu com presteza: — Não! Qual! Acordei por acordar. [...] Machado de Assis, Missa do Galo, Páginas Recolhidas, 1899. Releia o trecho: [...] Sentei-me à mesa que havia no centro da sala, e à luz de um candeeiro de querosene, enquanto a casa dormia, trepei ainda uma vez ao cavalo magro de D’Artagnan e fui- -me às aventuras. Dentro em pouco estava completamente ébrio de Dumas. Os minutos voavam, ao contrário do que costumam fazer, quando são de espera; ouvi bater onze horas, mas quase sem dar por elas, um acaso. [...] No conto, tempo cronológico e tempo psicológico estão intercalados na narrativa. São expressões que contribuem para a construção do tempo psicológico: A “fui-me às aventuras” e “os minutos voavam”. B “ouvi bater onze horas” e “sentei-me à mesa”. C “enquanto a casa dormia” e “à luz de um candeeiro de querosene”. D “Dentro em pouco estava completamente ébrio de Dumas” e “sentei-me à mesa”. E “Sentei-me à mesa que havia no centro da sala” e “à luz de um candeeiro de querosene”.
Soluções para a tarefa
QUERIA SABER TMB N ESTOU ACHANDO EM LUGAR NENGUM
o texto para responder a questão. [...] Tinha comigo um romance, os Três Mosqueteiros, velha tradução creio do Jornal do Comércio. Sentei-me à mesa que havia no centro da sala, e à luz de um candeeiro de querosene, enquanto a casa dormia, trepei ainda uma vez ao cavalo magro de D’Artagnan e fui-me às aventuras. Dentro em pouco estava completamente ébrio de Dumas. Os minutos voavam, ao contrário do que costumam fazer, quando são de espera; ouvi bater onze horas, mas quase sem dar por elas, um acaso. Entretanto, um pequeno rumor que ouvi dentro veio acordar-me da leitura. Eram uns passos no corredor que ia da sala de visitas à de jantar; levantei a cabeça; logo depois vi assomar à porta da sala o vulto de Conceição. — Ainda não foi? Perguntou ela. — Não fui; parece que ainda não é meia-noite. — Que paciência! Conceição entrou na sala, arrastando as chinelinhas da alcova. Vestia um roupão branco, mal apanhado na cintura. Sendo magra, tinha um ar de visão romântica, não disparatada com o meu livro de aventuras. Fechei o livro; ela foi sentar-se na cadeira que ficava defronte de mim, perto do canapé. Como eu lhe perguntasse se a havia acordado, sem querer, fazendo barulho, respondeu com presteza: — Não! Qual! Acordei por acordar. [...] Machado de Assis, Missa do Galo, Páginas Recolhidas, 1899. Releia o trecho: [...] Sentei-me à mesa que havia no centro da sala, e à luz de um candeeiro de querosene, enquanto a casa dormia, trepei ainda uma vez ao cavalo magro de D’Artagnan e fui- -me às aventuras. Dentro em pouco estava completamente ébrio de Dumas. Os minutos voavam, ao contrário do que costumam fazer, quando são de espera; ouvi bater onze horas, mas quase sem dar por elas, um acaso. [...] No conto, tempo cronológico e tempo psicológico estão intercalados na narrativa. São expressões que contribuem para a construção do tempo psicológico: A “fui-me às aventuras” e “os minutos voavam”. B “ouvi bater onze horas” e “sentei-me à mesa”. C “enquanto a casa dormia” e “à luz de um candeeiro de querosene”. D “Dentro em pouco estava completamente ébrio de Dumas” e “sentei-me à mesa”. E “Sentei-me à mesa que havia no centro da sala” e “à luz de um candeeiro de querosene”.