eia o fragmento a seguir: “Ao idealismo da primeira metade do século XIX se segue o positivismo, que ocupa, mais ou menos, a segunda metade do mesmo século, espalhado em todo o mundo civilizado. O positivismo representa uma reação contra o apriorismo, o formalismo, o idealismo, exigindo maior respeito para a experiência e os dados positivos. Entretanto, o positivismo fica no mesmo âmbito imanentista do idealismo e do pensamento moderno em geral, defendendo, mais ou menos, o absoluto do fenômeno. ‘O fato é divino’, dizia Ardigò. A diferença fundamental entre idealismo e positivismo é a seguinte: o primeiro procura uma interpretação, uma unificação da experiência mediante a razão; o segundo, ao contrário, quer limitar-se à experiência imediata, pura, sensível, como já fizera o empirismo” (O Positivismo – Auguste Comte. Disponível em: . Acesso em 21 de julho de 2016. De acordo com os conhecimentos adquiridos durante as aulas e suas leituras, analise as sentenças a seguir, assinalando a afirmativa correta.
A Apesar de sofrer forte influência do empirismo, segundo o Positivismo, o verdadeiro conhecimento tem origem na razão, que determina como o real deve funcionar, a partir do momento em que determina suas leis.
B Por seu caráter abstrato e metafísico, a Filosofia tem papel supremo e preponderante no pensamento Positivista.
C A partir de suas explicações científicas da realidade, em que a ordem e o progresso são bens supremos, o hedonismo e o utilitarismo são condenados pelo Positivismo.
D Para o Positivismo, a Filosofia, a partir da influência das ciências empíricas, poderá tornar-se em transformadora do mundo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
C, pois o positivismo prega a ordem para o progresso,e o hedonismo e utilitarismo não condizem muito com essa ideia
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
História,
1 ano atrás
Artes,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás