eia o excerto abaixo, escrito por Pedro Abelardo no século XII: Ultimamente, os meus rivais inventaram uma nova calúnia contra mim, pelo fato de eu escrever sobre a arte da dialética, afirmando que não é permitido a um cristão tratar de coisas que não digam respeito a fé. Dizem que esta ciência não só não nos prepara para a fé, como a destrói, pelas implicações dos seus argumentos. Mas muito eu me maravilho por não dever discutir o que a eles lhes é permitido ter. [...] Por conseguinte, tem de considerar-se bom o estudo de todas as ciências, visto ser bom o que dele deriva; e especialmente deve insistir-se no estudo da doutrina pela qual se conhece a maior verdade. Assim é a dialética, cuja função consiste em distinguir entre a verdade e a falsidade [...]. Pedro Abelardo. Dialectica. In: Cousin. V. Ouvrages inédits d’Abélard. Paris, 1836. P. 434-4. Apud Espinosa. Op. cit., p.259-60. In: PEDRERO-SANCHEZ, Maria Guadalupe. História da idade média. UNESP, 2000. No documento acima é possível depreender uma defesa que Pedro Abelardo faz da dialética, uma visão atrelada à escola filosófica-teológica. Assin
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