eia a frase a afirmação a seguir, do historiador francês Philippe Joutard.
“É necessário promover um autêntico dever de História, que parte da memória, dela se nutre, mas sabe tomar a distância necessária em relação a ela”.
A observação de Joutard faz referência a um possível problema na realização da escrita da história do tempo presente, pela existência de testemunhos vivos. Assinale a alternativa que explicita esse problema.
A.
A inexistência de metodologias para o trabalho com as fontes orais.
B.
A supremacia que as memórias têm em relação ao conhecimento científico.
C.
O confronto entre as narrativas elaboradas pelos historiadores e as memórias daqueles que participaram dos eventos.
D.
As dificuldades do historiador em desenvolver empatia em relação às testemunhas orais dos eventos históricos que analisa.
E.
Os dilemas de como escrever a História quando todas as testemunhas já não estiverem vivas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra C - )
O confronto entre as narrativas elaboradas pelos historiadores e as memórias daqueles que participaram dos eventos.
RESPOSTA CORRETA
Muitas vezes, as narrativas elaboradas pelos historiadores se opõem ? s memórias dos participantes de determinados eventos, pois a narrativa histórica possui alguns pressupostos metodológicos, como o cruzamento de fontes, por exemplo, e a memória é uma elaboração que se faz a partir do presente dos sujeitos, estando permeada por emoções.
Resposta:
C) O confronto entre as narrativas elaboradas pelos historiadores e as memórias daqueles que participaram dos eventos
Explicação:
Muitas vezes, as narrativas elaboradas pelos historiadores se opõem às memórias dos participantes de determinados eventos, pois a narrativa histórica possui alguns pressupostos metodológicos, como o cruzamento de fontes, por exemplo, e a memória é uma elaboração que se faz a partir do presente dos sujeitos, estando permeada por emoções.