História, perguntado por luanapessoashiramizu, 10 meses atrás

egundo o historiador canadense Christian Laville (1999), o ensino de História, no período pós-Segunda Guerra Mundial, com uma vitória da democracia na maioria dos países ocidentais, transformou-se em uma disciplina alinhada à função primordial de uma formação para a cidadania participativa e, nessa perspectiva, deveria ?desenvolver (nos alunos) as capacidades intelectuais necessárias para esta forma de construção política democrática?. Partindo dessa premissa, identifique quais as tendências, quanto aos objetivos do ensino de História nos dias atuais.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
0

A história tende, nos dias atuais, a ser vista como uma disciplina que tem uma "missão civilizatória", de modo a fazer compreender os perigos do racismo e do fanatismo, tanto em política quanto em religião, tomando por base casos históricos.

Um exemplo claro disto é no tratamento que é dado ao tema do fascismo europeu, que é apontado como um perigo real da suspensão das garantias democráticas, assim como o imperialismo, que é uma consequência da adoção do "racismo científico".

Perguntas interessantes