egundo Ferreira (2001, p. 21), nos processos de criação, aprendemos também a tomar decisões. “Toda criação envolve muito mais uma atividade de exploração, invenção e tomada de decisão do que conformismo à regra.” Isso quer dizer que:
Soluções para a tarefa
As afirmativas são:
I .Avaliar a adequação e qualidade dos materiais e suportes utilizados, bem como as formas, cores, texturas a serem materializadas exige grande esforço do pensamento da criança;
II. Desenvolver leituras visuais, processos de criação, produções artísticas e conexões entre aspectos imagéticos e contextos vivenciais, oportuniza às crianças discussões reflexivas, levando-as a compreender seu próprio processo inventivo, suas preferencias e gostos;
III. Quando a criança seleciona materiais como, por exemplo, lápis, giz de cera, cola colorida, guache, carvão, etc. ela está em atividade mental, em processo de criação e tomada de decisões.
I é falsa. A ideia de Ferreira é justamente que é na tomada de decisões, e não na avaliação das condições e conformidade dos materiais, que está o fazer artístico.
II é verdadeira, de modo que oportuniza que a criança verdadeiramente crie, manifestando o seu fazer artístico próprio.
III é verdadeira, escolhendo alguns dentre muitos possíveis, de modo a transformar a sua ideia em um obra por meio daqueles materiais.