efeito similar pode ser percebido quando viajamos de carro ou onibus o que acontece?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Por qual motivo não sentimos o movimento realizado pela Terra em torno do Sol?
Uma conclusão advinda da segunda lei de Kepler é que o planeta sofre uma variação da sua velocidade escalar a medida que se aproxima do periélio, variação de velocidade no tempo implica em uma aceleração (segunda lei de Newton) então porque não sentimos essa força da mesma forma que sentimos a força quando um ônibus acelera? Seria por que a taxa de variação da velocidade é tão pequena que de certa forma poderíamos desprezar?
Explicação passo-a-passo:
Observação inicial: A pergunta denota a concepção incorreta de que apenas mudanças no módulo da velocidade são relevantes para possíveis efeitos da aceleração. Se um objeto está acelerado é irrelevante para os efeitos inerciais se a aceleração produz ou não produz mudanças no módulo da velocidade. Entretanto tal concepção incorreta decorre possivelmente da definição desnecessária de grandezas cinemáticas escalares como velocidade escalar e aceleração escalar. Vide Velocidade média x velocidade escalar média e Variação da velocidade no MCU?.
Feito este comentário inicial passo à razão de (QUASE) não sentirmos a aceleração em nós produzida pelo Sol.
De fato a aceleração produzida no grande ônibus (Terra) no qual viajamos em torno do Sol é pequena se comparada com as acelerações dos ônibus que nos transportam por aqui em PoA e principalmente no Rio de Janeiro onde mora o autor da pergunta. A aceleração produzida pelo Sol aqui na Terra é cerca de 6mm/s^2.
ENTRETANTO NÃO É POR SER PEQUENA QUE É (QUASE) IMPERCEPTÍVEL!
A razão da impercetibilidade é a mesma pela qual os ocupantes da Estação Espacial Internacional NÃO notam que estão em um campo gravitacional de 8,7 N/kg ou 8,7 m/s^2 (esta é intensidade do campo gravitacional a cerca de 400 km de altitude, onde se localiza a Estação). A razão para tal é que a força que produz a aceleração dos astronautas e da totalidade de Estação é de natureza gravitacional.
Se o ônibus espacial estiver em órbita em torno da Terra, os seus tripulantes também estarão sem perceber a aceleração de 8,7 m/s^2 (suponho uma órbita semelhante a da Estação). Entretanto basta que os motores do ônibus sejam ligados, provocando uma pequena aceleração adicional (mas agora causada por uma força de natureza não gravitacional) e os efeitos serão facilmente perceptíveis pelos tripulant