efeito estufa efeito estufa Qual os gases e Qual o aspecto negativo que o efeito estufa causa no nosso planeta
Soluções para a tarefa
efeito estufa nada mais é do que a retenção de gases como o dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e ozônio. O efeito estufa e substancial pra nossa sobrevivência, visto que sem ele a terra congelaria. ele mantém a terra aquecida.
Porém, com a revolução industrial as máquinas ganharam um surtiu impacto não só nas indústrias, como também no meio ambiente devido a uma liberação excessiva de CO2, dos carro, fábricas, etc..
Por isso tem como consequência o aquecimento global devido a liberação excessiva de gases poluentes
Resposta:
Desmatamento
Queimada
Depósito de lixo
Queima de combustíveis fósseis
Explicações:
Desmatamento
Através da fotossíntese, a vegetação é capaz de retirar parte do gás carbônico e, assim, ajudar no controle do seu acúmulo na camada de ozônio. Com o aumento do desmatamento, porém, perde-se um dos principais fatores que auxiliam no processos de absorção do CO2. Como este é um dos gases que mais contribuem para o fenômeno do efeito estufa, seu excesso resulta no aumento da temperatura no planeta.
Queimada
Enquanto o desmatamento prejudica a filtragem dos gases, as queimadas são grandes responsáveis pela emissão de gases prejudiciais ao funcionamento adequado do planeta. A própria combustão já libera diferentes tipos de gases, como o dióxido de carbono (CO2), o dióxido de nitrogênio (NO2) e o dióxido de enxofre (SO2). Ao queimar materiais orgânicos como as árvores, ocorre a liberação do metano, um gás que intensifica ainda mais o efeito estufa. Além disso, as queimadas são prejudiciais também por influenciar no desmatamento e na consequente carência de filtragem do CO2.
Depósito de lixo
A matéria orgânica, presente nos resíduos de lixo que começam a se decompor, favorece o cultivo de bactérias metanogênicas e também na liberação de gases, como o metano. O acúmulo de lixo ajuda no aumento dessas bactérias que, apesar de naturais ao ciclo de vida dos organismos, em excesso também afetam o meio ambiente quando exposta em grandes quantidades.
Queima de combustíveis fósseis
Desde a Revolução Industrial, a queima de combustíveis fósseis está cada vez mais intensa. A busca por alternativas que facilitam o dia a dia das pessoas contribuiu para que ferramentas, muitas vezes prejudiciais ao planeta, ganhassem espaço no mercado. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, cerca de 80% dos gases estufa são liberados pela queima de combustíveis fósseis, como a gasolina dos carros. Outro grande exemplo é a geração de energia de fontes não limpas, como o petróleo (gasolina, diesel e querosene) e o carvão mineral.