Geografia, perguntado por filipe454, 1 ano atrás

efeito causado no solo pelas queimadas

Soluções para a tarefa

Respondido por kahstudent
7
A Destruição

Com certeza a destruição da vegetação é o maior impacto ambiental que uma queimada causa, pois durante esse processo muitas espécies nativas podem acabar desaparecendo para sempre.

Porém, não é somente a vegetação que as queimadas destroem tem também a questão dos nutrientes do solo que se tornam quase nulos, uma vez que o fogo tornou o solo fraco e praticamente improdutivo.

Em alguns casos acaba se tornando impraticável realizar a plantação de qualquer coisa num solo que passou por uma queimada. Podemos dizer que não se trata de uma forma muito inteligente de preparar o solo. Existem inúmeras outras técnicas, mas que claro custam mais do que simplesmente por fogo na vegetação.

O fogo também acaba com os minúsculos seres decompositores que estão presentes no solo. Esses serem tem a tarefa de decompor restos de plantas e animais, mas a partir do momento que não existem mais essa função não é feita.


Efeito Estufa

As queimadas tem grande participação no efeito estufa, são o segundo maior incentivador desse problema de ordem ambiental. Para se ter uma ideia da seriedade da questão há que se ressaltar que as queimadas ficam atrás somente das emissões de gases provenientes de veículos automotores na promoção do efeito estufa.

Durante as queimadas acontece uma intensa liberação de dióxido de carbono que chega a atmosfera. Dessa forma acontece um agravamento do efeito estufa e consequentemente do aquecimento global.



Perdas De Fauna e Flora

O fogo não é nem um pouco seletivo e destrói inúmeras espécies de fauna e flora dos mais variados locais. Quando se está fazendo a remoção da vegetação original de um lugar com o fogo também se está causando a morte de muitos seres vivos dentre plantas e animais.



O Equilíbrio Natural

Algumas espécies desaparecem todos os anos exatamente porque se concentram em regiões em que as queimadas são uma constante. Esse desaparecimento de espécies acaba gerando o chamado desequilíbrio natural. Algumas cadeias alimentares são prejudicadas e outras espécies acabam sumindo pela falta de alimento.

A falta da vegetação também causa a extinção e o rareamento de várias espécies, muitas dessas espécies dependem da vegetação para sobreviver. É mais ou menos como se alguém colocasse fogo na sua casa e você não tivesse para onde ir.

O resultado disso é que muitas espécies acabam se deslocando de seus habitats naturais para outros locais como, por exemplo, as estradas que ficam próximas a regiões de floresta e matas. Muitos acidentes na estrada são causados porque os motoristas se distraem com animais na pista.



A Queima Da Cana-de-Açúcar

A cana-de-açúcar nunca esteve tão em evidência no Brasil como agora, pois se trata da matéria prima do Etanol. Esse combustível natural está sendo bastante visado para substituir os combustíveis a base de Petróleo.

Apesar de todos os ganhos econômicos que o Etanol pode trazer para o nosso país não podemos deixar de levantar a questão da queima da cana-de-açúcar. Essa queima realizada no canavial tem como principal objetivo fazer a limpeza da cana, ou seja, eliminar as folhas secas e verdes que são consideradas dispensáveis.

Para muitos agricultores essa ainda a forma mais fácil e barata de fazer essa limpeza que facilitará o trabalho de corte da cana. Porém, toda vez que se realizar uma queima de canavial também se causam diversos impactos ambientais. O grande X da questão é conseguir aproveitar o melhor da cana-de-açúcar sempre precisar mais atear fogo.

Perguntas interessantes