(EEAR) Se x é um arco do 1º quadrante, com sen x = a e cos x = b, então é
a) a
b) b
c) –a
d) –b
Soluções para a tarefa
letra d
y é igual a -b. (Letra D).
Essa questão a primeira vista parece ser resolvida apenas com uma substituição de termos. Porém é necessário recordar alguns conceitos para resolve-la. Vamos lá ?
O primeiro passo é entender o que seria esse cos (π + x). Esse angulo que estamos tratando é um ANGULO SIMÉTRICO.
Angulos Simétricos
- O que são ?
São angulos diferentes que possuem o mesmo valor de arco. Por conta da simetria da circunferencia é possível encontrar angulos equivalentes de um angulo de 1º Quadrante em todos os outros quadrantes do círculo trigonométrico.
- Encontrando o seu Quadrante :
Como o angulo x está no primeiro quadrante e o angulo (π + x) é o resultado da soma desse angulo com mais meia-volta (180º) no círculo trigonométrico nós iremos parar no terceiro quadrante.
Para ficar mais fácil imaginar isso voce pode atribuir um valor ao angulo x. Exemplo :
Se x = 30º
Então o angulo (π + x) → (180º + 30º) = 210º (Como o 3º Quadrante vai do 180º ao 270º então esse angulo está nesse quadrante).
- Encontrando o seu Sinal :
Como nós não estamos trabalhando somente com o angulo (π + x) mas sim com o seu cosseno é necessário nos atentarmos ao sinal dessa função no 3º Quadrante.
3º Quadrante → COSSENO NEGATIVO
Como o angulo x e o angulo (π + x) são simétricos os seus cossenos tem o mesmo valor porém sinais opostos devido ao quadrante em que se encontram. Logo :
Entendido isso agora eu preciso que voce se lembre um pouco sobre as representações da função tangente.
A tangente além de ser representada como :
, também pode ser escrita da seguinte forma :
E será em cima dessa definição que iremos trabalhar. Agora sim é só fazermos as devidas substituições na expressão dada pela questão.
- Obs : Eu não irei substituir as funções pelos seus valores logo de cara porque isso poderá dificultar a nossa visualização do problema.
→ → → ∴
Feita a conta eu vou explicar alguns passos que talvez devam ter deixado alguma dúvida.
- Após a substituição da tangente no passo 2 como a gente tinha no denominador o cos(x) dividindo e multiplicando eu cortei os dois. Porém como um deles era -cos(x) ficou sobrando aquele -1 para multiplicar o sen(x).
- No passo 3 ocorre a mesma coisa de podermos cortar o sen(x) em cima que multiplicava com o sen(x) embaixo que dividia e do mesmo jeito sobrou o -1 no denominador.
- No passo 4 eu apenas fiz uma troca equivalente já que dividir por -1 é o mesmo que dividir por 1 e jogar o sinal de menos no resultado.
Como y = -cosx e cosx = b então :