Física, perguntado por Shadaloocas, 1 ano atrás

EEAr Assinale a alternativa que representa corretamente a função da posição (x) em relação ao tempo (t) de um bloco lançado para baixo a partir da posição inicial (x0) com módulo da velocidade inicial (v0) ao longo do plano inclinado representado a seguir.

Observações:
1. Desconsiderar qualquer atrito;
2. Considerar o sistema de referência (x) com a posição zero (0) no ponto mais baixo do plano inclinado;
3. Admitir a orientação do eixo "x" positiva ao subir a rampa ; e
4. g é o modulo da aceleração da gravidade .

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por pedro2605
34

Resposta:

Alternativa B.

Explicação:

1. Teoria de plano inclinado

Conforme mostra a imagem anexa por mim, quando um bloco se encontra sobre um plano inclinado, seu peso P pode ser decomposto em outras duas forças: uma que mantém o corpo em contato com a superfície (P_y) e outra que faz o bloco descer (P_x).

Assim, para encontrar a função que descreve o movimento desse bloco, a única porção de P que nos interessa é P_x.

Para calculá-la, segundo a figura que anexei, utilizamos a seguinte equação: P_x = P\:.\:sen\:\theta.

Dessa relação, ainda em conformidade com a imagem, podemos concluir que a porção da aceleração da gravidade que é responsável pela queda do corpo é calculada como sendo: g_x = g\:.\:sen\:\theta.

Porém, como o enunciado pediu que fosse considerado como positivo o sentido de subir a rampa e a gravidade atua fazendo o corpo descê-la, temos que atribuir sinal negativo à aceleração que encontramos. Em suma, a aceleração responsável pela descida do corpo é: - g\:.\:sen\:\theta.

O mesmo vale para a velocidade inicial: já que foi representada, no exercício, com sentido oposto ao estabelecido como convencional pelo enunciado, deve receber sinal negativo, sendo escrita como - v_0.

Quanto a x_0, trata-se de um valor escalar, não um vetor. Assim, sequer é necessário discutir sobre seu sinal: o mantemos positivo.

2. Primeira Lei de Newton

Já que há uma força resultante diferente de zero (no caso, P_x) atuando sobre esse bloco, ele irá adquirir uma aceleração, passando a variar sua velocidade.

Como essa aceleração é constante, o corpo irá descrever um MRUV.

3. Teoria de MRUV

Quando um corpo descreve um movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV), sua velocidade é constante e sua trajetória é retilínea (corresponde a uma linha reta).

Nesse caso, sua posição em determinado instante é dada por uma função horária da posição, representada genericamente por: x = x_0 + v_0t + \frac{a{t}^{2}}{2}, na qual:

  • x é a posição desse corpo em determinado instante;

  • x_0 é a posição inicial do corpo em determinado instante;

  • v_0 é a velocidade inicial do corpo;

  • t é o instante;

  • a é a aceleração do corpo.

4. Juntando as peças

Vimos no tópio 1 que a posição inicial do corpo é x_0, sua velocidade inicial é -v_0 e sua aceleração é -g\:.\:sen\:\theta.

Substituindo esses valores na função horária da posição, temos que:

x = x_0 + v_0t + \frac{a{t}^{2}}{2} \\ \\\ x = x_0 - v_0t - \frac{g\:.\:sen\:\theta{t}^{2}}{2}.

Anexos:
Perguntas interessantes