"Educar é [...] estimular a construção do conhecimento a partir das motivações naturais de cada aluno, criando desafios adequados, passa a ser mais uma entre as muitas responsabilidades do bom educador”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RIZZO, Gilda. Jogos inteligentes: a construção do raciocínio na escola natural. 3ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2001. p. 29. Considerando o excerto de texto e os conteúdos abordados no livro-base Pedagogia do movimento: universo lúdico e psicomotricidade, analise as assertivas a seguir. Na sequência, assinale a alternativa que apresenta, de forma correta, o processo do qual a ludicidade deve ser um dos principais eixos norteadores: A A ludicidade deve ser um eixo norteador da vida em sociedade, seja qual for a faixa etária envolvida. B A ludicidade deve ser um eixo norteador do processo de ensino-aprendizagem desencadeado na infância. C A ludicidade deve ser um eixo norteador da gestão democrática em qualquer sociedade. D A ludicidade deve ser um eixo norteador da educação informal que ocorre nos espaços extraescolares. E A ludicidade deve ser um eixo norteador da inserção social das classes menos favorecidas.
Soluções para a tarefa
A afirmativa correta é a (A), visto que a ludicidade deve ser um eixo norteador da vida em sociedade, seja qual for a faixa etária envolvida.
O processo de educar envolve o estímulo à construção do conhecimento através das motivações naturais de cada aluno, que deve criar desafios corretos para passar a ser considerada uma das responsabilidades de um bom educador. Depois de tal avaliação é de fundamental importância considerar o universo lúdico e a psicomotricidade.
Um dos principais eixos norteadores da ludicidade consiste na vida em sociedade, em que não importa a faixa etária desenvolvida.
Bons estudos!
Resposta:
B_
A ludicidade deve ser um eixo norteador do processo de ensino-aprendizagem desencadeado na infância.
Explicação
"A ludicidade deve ser um dos principais eixos norteadores do processo de ensino-aprendizagem, pois possibilita a organização dos diferentes conhecimentos numa abordagem metodológica com a utilização de estratégias desafiadoras". (Livro-base Pedagogia do movimento: universo lúdico e psicomotricidade, p. 84).: