Pedagogia, perguntado por dannysenai2016, 10 meses atrás

educação inclusiva pode ser entendida como uma concepção de ensino contemporânea que tem como objetivo garantir o direito de todos à educação. Ela pressupõe a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas, contemplando, assim, as diversidades étnicas, sociais, culturais, intelectuais, físicas, sensoriais e de gênero dos seres humanos. Implica a transformação da cultura, das práticas e das políticas vigentes na escola e nos sistemas de ensino, de modo a garantir o acesso, a permanência e a participação de todos, sem exceção.

Assim, pode-se afirmar que os cinco princípios básicos da educação inclusiva são:

1. Toda pessoa tem o direito de acesso à educação.
2. Toda pessoa aprende.
3. O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular.
4. O convívio no ambiente escolar comum beneficia todos.
5. A educação inclusiva diz respeito a todos.

O 5º princípio norteia os demais e orienta as relações humanas para a construção de uma sociedade mais justa e participativa.

De acordo com o exposto, segue a questão para discussão:

O que você pensa sobre o acesso, permanência e participação do aluno público alvo da educação especial (PAEE) no ensino regular?

Lembramos que seus comentários nas postagens, devem ser cordiais, respeitosos e bem fundamentados.

Soluções para a tarefa

Respondido por henriquec1001
22

 Para que o aluno com necessidades especiais seja inserido dentre de um contexto educacional é necessário que seja aplicado a educação inclusiva.

Assim sendo, as necessidades especiais de um aluno não devem ser jamais motivos de exclusão, mas sim o aluno deve ser adaptado mediante suas limitações.

Dessa forma, cabe ao corpo docente proporcionar essas adaptações por meio de dinâmicas, bem como, promover o ensino inclusivo.

Bons estudos!

Respondido por rosilda840
3

Resposta:

Nem toda pessoa aprende, mas devemos garantir que ela esteja em sala de aula.

Explicação:

acertei a atividade

Perguntas interessantes