Educação 2.0: ensino personalizado para cada aluno
Projeto busca implementar um “aprendizado adaptativo” por meio da Internet, Big Data e Web Analytics, que individualizará o ensino a cada estudante Marcelo Brandão
O ensino como forma unificada de transmissão de conhecimento, independentemente das características de cada aluno, parece estar com os dias contados. Nada mais de ensinar de um único jeito para alunos distintos. [...] A proposta é implementar um “aprendizado adaptativo” por meio de toda a tecnologia online disponível para individualizar o ensino a cada estudante. Uma proposta ambiciosa, que pretende abarcar toda a Espanha e América Latina até o final de 2015. [...] Para alcançar esse objetivo, o projeto utilizará todo o potencial da Internet e do Big Data – que acumulará todo o histórico do aluno, permitindo conhecer seus talentos e suas fraquezas e definir um plano de ensino que melhor se adapte a ele. E com o auxílio de ferramentas de análises em rede, proporcionará um conhecimento para o melhor caminho profissional e educativo desse aluno. Ou seja, a personalização passa ser a chave de todo o projeto educacional. [...] No entanto, esse modelo segue tendo como pilar principal o professor. “Por exemplo, o programa dirá a ele que: nessa semana foram explicados 32 conceitos. O aluno assimilou 27. Esses são os cinco que merecem reforço. Ou, esse aluno é muito esperto e está aprendendo sem problemas, porém está se esforçando ao limite”, explica Manuela Clara sobre o quão acessível e didática é a ferramenta para os professores. A nova proposta de ensino já começa a apresentar boa aceitação entre os docentes. Segundo uma pesquisa realizada pela Santillana entre professores que fizeram alguns testes com a plataforma, 82% dos consultados acreditam que a porcentagem de alunos aprovados na matéria aumentaria em 10%. [...] A tecnologia como ferramenta educativa já não é mais questionável. Videojogos e outros passatempos têm auxiliado, há um bom tempo, o desenvolvimento de nossas habilidades e seduzido nossa fome por conhecimento. A novidade aqui, no entanto, abre espaço para um avanço e uma discussão mais ampla envolvendo percepção e a análise psíquica de cada indivíduo [...].
Disponível em .
Com base na leitura, analise as afirmativas.
I. A proposta apresentada no texto refere-se ao ensino personalizado a cada estudante, de acordo com suas facilidades e dificuldades de aprendizagem, por meio da tecnologia online disponível.
II. Essa proposta de ensino minimiza o papel do professor na educação, conferindo à tecnologia a capacidade de ensinar.
III. De acordo com o texto, a plataforma já é aceita e utilizada por 82% dos professores.
Está correto o que se afirma em
a. I, II e III.
b. II e III apenas.
c. II apenas.
d. I e III apenas.
e. I apenas.
cintraunifisa:
A correta é I, II e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
23
Resposta:
Oi. cadê a resposta???????
Respondido por
19
Sobre a educação 2,0 apresentada no texto, somente a I está correta.
- Correto. A proposta apresentada no texto está associada à implementação de um ensino personalizado, o qual busca formas de utilizar a tecnologia disponível para possibilitar um ensino direcionado.
- Incorreta. A proposta visa a democratização do ensino, de forma que os educadores são os tutores e responsáveis por controlar as atividades pedagógicas virtuais.
- Incorreto. Na verdade, o texto destaca que " 82% dos consultados acreditam que a porcentagem de alunos aprovados na matéria aumentaria em 10%".
Entenda mais sobre tecnologia e educação em: brainly.com.br/tarefa/36942946
Anexos:
Perguntas interessantes