Música, perguntado por steehoficial, 8 meses atrás

Edgar Willems foi um educador pertencente à primeira geração dos “métodos ativos” em educação musical no início do século XX. Seus estudos buscam encontrar as relações entre a música e o homem e aborda a audição sob os aspectos sensorial, afetivo e mental. Com base nessa afirmação, comente sobre os princípios psicológicos da educação musical, relacionando-os às diferentes etapas do desenvolvimento musical propostas pelo educador. (2,0 pontos).​


analuizarocha11: Para Dalcroze “a música não é um objeto externo, mas pertence, ao mesmo tempo, ao fora e ao dentro do corpo”. Pensando nisso, ele passa a criar série de exercícios cujo intuito era de que a experiência corporal estivesse presente no aprendizado musical. Nesta proposta, o corpo é tido como objeto de expressão de uma representação
steehoficial: Aí obrigada
analuizarocha11: De nadaaaa

Soluções para a tarefa

Respondido por analuizarocha11
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2.2. Edgar Willems
Edgar Willems (1890-1978) nasceu na Bélgica e foi radicado na Suíça. Em sua formação musical, atribuiu grande importância a seus mestres, Émile-Jaques Dalcroze e Mme. Lydia Malan. Willems inclusive pediu a Dalcroze que escrevesse o prefácio do primeiro volume de seu livro L'ourellemusicale (O Ouvido Musical). É possível, através da opinião de Dalcroze, compreender a proposta do trabalho de Willems.
Se a Revolução Francesa trouxe consigo um ideal democrático, e como reflexo a necessidade de se ensinar música a todas as camadas da população, Dalcroze relembra, conforme aponta Fonterrada (2005), a insistência em ensinar música através de exercícios técnicos e sem interesse musical, algo ainda bastante semelhante aos objetivos mecanicistas dos colégios musicais no período compreendido entre a Idade Média e meados do século XIX. Dalcroze prossegue, apontando que foram os músicos os primeiros a compreender a necessidade de se empregar procedimentos intelectuais que desenvolvessem de forma simultânea as faculdades sensoriais e sentimentais, espirituais e físicas dos futuros artistas e amadores. É com tais observações que Dalcroze introduz o livro do ex-aluno.
Assim como Piaget, "Willems divide o desenvolvimento infantil em estágios, que vão do material/sensorial ao intelectual, passando pelo afetivo; para ele, esse tipo de estrutura está presente na música, no ser humano e na vida" (FONTERRADA, 2005, p. 149). Dessa forma, Willems dedica-se em sua proposta a dois aspectos, o teórico e o prático. No aspecto teórico, ele engloba os elementos fundamentais da audição e da natureza humana, estabelecendo uma correlação entre som e natureza humana, numa perspectiva em que o ouvido é o intermediário entre o mundo objetivo das vibrações sonoras e o mundo subjetivo das imagens sonoras. Já no aspecto prático, Willems busca organizar o material didático necessário à aplicação de suas ideias à educação musical.
O centro da proposta de Willems está no desenvolvimento da escuta. Para ele, toda criança pode ser preparada auditivamente, aprendendo a ouvir os materiais sonoros básicos que compõem a música e a organizá-los como experiência musical (FONTERRADA, 2005). Willems defende que o preparo auditivo deve acontecer antes do ensino de um instrumento musical, uma vez que a escuta é a base da musicalidade

A audição é objeto de estudo de Willems, e se manifesta, segundo ele, sob três aspectos: sensorial, afetivo e mental. O primeiro deles, de ordem fisiológica, refere-se à sensorialidade auditiva. Ou seja, a maneira pela qual somos tocados e afetados pela vibração sonora. A sensorialidade auditiva é a base material sobre a qual se assenta a música. (FONTERRADA, 2005). O segundo aspecto, afetivo, é o que corresponde à afetividade auditiva ou sensibilidade auditiva. É quando a audição resulta num estímulo emocional. Willems afirma que esse tipo de escuta não ocorre com sons isolados, mas pressupõe a organização dos mesmos em forma de música. A melodia, segundo Fonterrada (2005) é o ato típico da escuta sensível; com ela entramos no domínio melódico e graças a ela que o homem pode expressar suas emoções através da música. O terceiro aspecto, mental, refere-se à inteligência auditiva. É o aspecto de ordem intelectual que acontece quando relacionado às experiências sensoriais e afetivas anteriores. Consiste em tomar consciência, entender o que se ouve.
Willems utiliza uma palavra para cada um dos três aspectos da audição: Ouvir, Escutar e Entender. Ouvir designa a função sensorial do órgão auditivo. Escutar está relacionado à reação emotiva que se segue ao impacto sonoro exterior. E entender refere-se à tomada de consciência dos sons que tocaram o ouvido de forma ativa e reflexiva (PAREJO, 2010).
Dentre os três modos de escuta mostrados por Willems, a maior parte das atividades e materiais propostos por ele contempla a sensorialidade e a inteligência auditiva. É a inteligência auditiva que nos permite a tomada de consciência do universo sonoro. É neste modo de escuta que ocorre a atividade cerebral de comparação dos elementos sonoros, de associação, de análise, síntese. E é a partir daí que se abre espaço para a memória e imaginação criativa, ou seja, a capacidade de imaginar e criar imagens sonoras.

steehoficial: Pode explicar melhor essa resposta por favor??
analuizarocha11: Posso
analuizarocha11: Vou resumir pra você
steehoficial: Ok
analuizarocha11: Não estou conseguindo comentar
steehoficial: Ué, pq será??
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