Geografia, perguntado por ianaiaranazareth, 1 ano atrás

ecossistema do continente americano​

Soluções para a tarefa

Respondido por cintiamartinslica
0

Resposta:

Biomas são “sistemas em que solo, clima, relevo, fauna e demais elementos da natureza interagem entre si formando tipos semelhantes de cobertura vegetal, como as florestas tropicais, florestas temperadas, pradarias, desertos e tundras”.

Em virtude da diversidade climática presente no continente americano, encontramos neste uma grande quantidade de biomas diferentes.

Explicação:

TUNDRA: encontramos a tundra nas altas latitudes, próximo ao círculo polar ártico. Vegetação- formada por líquens e musgos. Crescem nos alagados na primavera e verão. Durante o inverno fica encoberta pelo gelo. Solos - com pequena espessura, geralmente muito pobres. Fauna – formada por ursos polares, lobos árticos, alguns pássaros e outros animais que para lá migram no verão.

FLORESTA DE CONÍFERAS: nas áreas subpolares. Nas Américas, ela pode ser observada na porção norte do continente. Vegetação - apresenta-se bastante homogênea com poucas espécies. Árvores com troncos grossos, caules retos e copas em forma de cones (aciculifoliadas). Essa floresta é muito explorada para produção da matéria- prima na fabricação de papel. Solos – apesar de serem mais ricos que os solos da tundra, apresentam também baixa fertilidade. Fauna – pouco diversificada, formada por esquilos, lebres, raposas, renas, aves, insetos e outros. Para lá também migram algumas espécies durante o ano.

VEGETAÇÃO MEDITERRÂNEA: Vegetação - formada por espécies vegetais herbáceas e arbustivas, com algumas árvores esclerófilas (vegetais que possuem folhas duras) e xerófilas. Solos – com baixa fertilidade, pedregosos. Fauna – animais de pequenos porte e que precisam de pouca água. São exemplos dessa fauna: ratos, veados, lebres, coelhos, diversos répteis, aves, insetos.

FLORESTA TEMPERADA: É típica na zona climática temperada, onde as quatro estações são bem definidas. Surge em latitudes mais baixas. No continente americano, ela aparece na América do Norte. Vegetação - é um pouco esparsa, com pequena variedade de vegetais. Com espécies caducifólias, por isso perde as folhas no inverno. Alguns exemplo são: o carvalho, a faia, o olmo, a bétula. Solo – nesse ecossistema, o solo apresenta uma cor parda devido à matéria orgânica e se apresenta com boa fertilidade. Fauna – a floresta temperada abriga várias espécies de animais, como mamíferos, sendo alguns arborícolas (que vivem nas árvores) e algumas espécies de aves.

PRADARIAS: Vegetação típica do clima temperado continental. No continente americano as pradarias aparecem nos Pampas Argentinos, Paraguai, no Sul do Brasil e nas Grandes Planícies Centrais norte-americanas. Vegetação - é composta basicamente de capim e alguns poucos arbustos, por isso é muito usada como pastagem. Solo – rico em matéria orgânica. Fauna – é composta por algumas espécies de cabras, lebres, aves terrestres e outros.

FLORESTAS EQUATORIAIS E TROPICAIS: Típicas de climas úmidos e quentes da região intertropical. Surgem em baixas latitudes. Biomas com maior biodiversidade do planeta. Vegetação - rica em espécies, são geralmente fechadas e muito heterogêneas, com uma formação vegetal higrófita (adaptadas a ambientes úmidos) e latifoliadas (folhas largas). Nelas aparecem árvores de grande e médio porte. No continente americano é representado pela Floresta Amazônica. Solos – os solos em geral são pobres. São conhecidos como autofágicos (que se alimentam de si mesmas) em função da grande quantidade de húmus proveniente das folhas, galhos e troncos. Fauna – possui uma fauna riquíssima, com inúmeras espécies de aves, mamíferos, répteis e outras espécies.

VEGETAÇÃO DESÉRTICA E SEMIDESÉRTICA: Aparecem no continente americano influenciadas por outros elementos naturais como, as correntes marinhas ou em função da distribuição do relevo, que interferem na circulação atmosférica das massas de ar em algumas regiões do continente como: o oeste dos Estados Unidos; o oeste da América do Sul; e o Sertão Nordestino. Vegetação: composta por espécies vegetais adaptadas a climas áridos e semiáridos, são denominadas xerófilas. No Brasil é representada pelo Sertão Nordestino. Os solos: são geralmente arenosos os pedregosos e com baixa fertilidade. Fauna: composta por répteis, insetos e alguns mamíferos também adaptados ao baixo índice hídrico. Características dos biomas das áreas áridas e semiáridas.

VEGETAÇÃO DE MONTANHAS: Encontramos a vegetação de montanhas no continente americano, nas Montanhas Rochosas na América do Norte e na Cordilheira dos Andes na América do Sul. vegetação vai variando de acordo com a altitude. Na região tropical encontramos nos sopés das montanhas a floresta tropical, à medida que a altitude vai aumentando e a temperatura vai diminuindo, vai modificando também as espécies vegetais semelhantes à floresta temperada, depois da floresta conífera até chegar a espécies semelhantes à tundra. É comum encontrarmos a neve nos topos mais altos das montanhas nas regiões tropicais.

Espero ter ajudado

Perguntas interessantes