"Economia x Saúde" resumo
Soluções para a tarefa
Resposta:
Desde que a pandemia de coronavírus atingiu o Brasil, governantes e população passam por um momento delicado na busca do equilíbrio entre saúde e economia. Quarentena significa menos arrecadação, desemprego e falta de suprimentos, inclusive para a saúde. Por outro lado, a liberação total das atividades ocasiona avanço da pandemia e neste caso há previsão de colapso do Sistema Único de Saúde (SUS) e hospitais.
Como não há uma resposta clara de como equilibrar esta balança, o Portal Engeplus apurou medidas assistenciais que estão sendo tomadas para prover as necessidades de pessoas que perderam o emprego ou de autônomos que não tiveram provisão durante a quarentena. Também sobre medidas governamentais para socorrer empresas e micro empreendedores.
Vale ressaltar que Santa Catarina está em processo de liberação das atividades. Primeiro apenas serviços essenciais estavam liberados, depois profissionais autônomos, sobretudo ligados à área da saúde, e desde segunda-feira, dia 13 de abril, as atividades do comércio de rua e hotéis (apenas serviços de hospedagem). Se nada mudar, o transporte público de pessoas, assim como shoppings, passam a funcionar a partir do dia 30 de abril. Já o retorno das aulas e uma série de outros serviços estão programados para o dia 31 de maio.