economia da Ucrânia desde 1990. Resumo, por favor!!
Soluções para a tarefa
O conflito armado no leste da Ucrânia, que em março completará três anos, matou quase 10 mil pessoas, das quais 2 mil eram civis. Os números alarmantes foram divulgados no começo deste mês em um relatório da ONU sobre o tema que avaliou a situação entre 2014 e 2016.
Apesar das diversas negociações de cessar-fogo entre a União Europeia (UE) e a Rússia, o embate parece estar longe de chegar ao fim.
Nem mesmo os movimentos da UE das últimas semanas em se aproximar da Ucrânia, liberando a entrada dos seus cidadãos sem a necessidade de visto e ratificando o acordo de associação do país, devem impactar nos rumos dessa guerra que, segundo os especialistas, está congelada.
Atualmente, os grupos armados mantêm o controle das autoproclamadas repúblicas de Donetsk e Lugansk, que ficam no leste da Ucrânia e fazem fronteira com a Rússia. No entanto, não avançam e nem retrocedem em suas conquistas.
Para colocar fim ao conflito, a Ucrânia, apoiada pelos Estados Unidos e União Europeia, quer recuperar a autonomia do governo nas áreas dominadas pelos separatistas, mesmo com concessões de maior autonomia para Donestsk e Luhansk. Além disso, pede a retirada das tropas russas de seu território.
Já os rebeldes pró-Rússia, apoiados pelo governo de Vladmir Putin, reivindicam o reconhecimento das repúblicas populares enquanto países, o não desarmamento das forças separatistas e a saída dos soldados ucranianos da região.