Econometria é um conjunto de ferramentas estatísticas com o objetivo de entender a relação entre variáveis econômicas através da aplicação de um modelo matemático, sendo a regressão é a principal ferramenta da econometria. A análise de regressão ocupa-se do estudo da dependência de uma variável, a variável dependente, em relação a uma ou mais variáveis, as variáveis explicativas, com o objetivo de estimar e ou prever a média (da população) ou o valor médio da dependente em termos dos valores conhecidos ou fixos (em amostragem repetida) das explicativas. Nesse contexto, além de mensurar as funções de custos de produção, também é de suma importância que as empresas saibam quais são suas curvas de oferta e demanda, podendo assim, estimar o impacto os preços nas quantidades demandadas e ofertadas e seus respectivos coeficientes de determinação: Y=150-1,5P
R^2=0,96
Y=50+25P
R^2=0,90
Você deverá identificar qual das curvas estimadas corresponde a curva de oferta e qual a de demanda. Interpretar os coeficientes de inclinação estimados. Interpretar os respectivos coeficientes de determinação.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
Acho que Y = 150 - 1,5P representa a curva da demanda, já que é descrescente e Y = 50 + 25P seria a curva da oferta, pois é crescente.
R^2 é o coeficiente de determinação que basicamente indica quanto o modelo foi capaz de explicar os dados coletados. Ele é a razão entre a soma de quadrados da regressão e a soma de quadrados total.
Y é uma variável dependente e P é a variável independente.
Acredito que o coeficiente de inclinação seria -1,5 e 25, já que as duas funções são lineares, então basicamente consiste em Y = a (coeficiente linear) + b (beta - coeficiente de inclinação)x.
Entendo isso "tudo", mas não sei responder direito. Ou seja, também preciso de ajuda. Alguém nos socorre!!!!
vinibortoluzzo:
Também estou precisando de ajuda
Perguntas interessantes