Eco era uma bela ninfa, amante dos bosques e dos montes, onde se dedicava a distrações campestres. Era favorita de Diana e acompanhava-a em suas caçadas. Tinha um defeito, porém, falava demais e, em qualquer conversa ou discussão, queria sempre dizer a última palavra. Certo dia, Juno saiu à procura do marido, de quem desconfiava, com razão, que estivesse se divertindo entre as ninfas. Eco, com sua conversa, conseguiu entreter a deusa, até as ninfas fugirem. Percebendo isto, Juno a condenou com estas palavras: Só conservarás o uso dessa língua com que me iludiste para uma coisa de que gostas tanto: responder. Continuarás a dizer a última palavra, mas não poderás falar em primeiro lugar.
O texto em questão é uma tentativa de explicação dos gregos para o surgimento do eco, fenômeno físico ocasionado pela reflexão do som. O mito é uma narrativa que, geralmente, explica a origem das coisas e dos seres; praticamente todos os povos possuem este tipo de narrativas em sua tradição cultural.
A respeito do mito e da sua relação com a Filosofia, pode-se afirmar que
A
a Filosofia é uma narrativa fantástica das origens do homem e do universo, enquanto o mito é a elaboração lógica dessa narrativa.
B
o mito é um conhecimento metódico da realidade e difere da Filosofia por ser baseado na observação de fatos e acontecimentos.
C
o mito, diferentemente da Filosofia, não exerceu nenhuma influência nas funções sociais e religiosas da Grécia Antiga.
D
a forma de explicação dos fatos é idêntica para o mito e a Filosofia.
E
diferentemente da narrativa mitológica, a Filosofia busca fundamentar suas explicações no logos, isto é, na racionalidade e no discurso rigoroso.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta:
e) a filosofia busca fundamentar suas explicações na racionalidade
Explicação:
os filósofos da Grécia antiga utilizavam o raciocínio para explicar as coisas deixam de lado a mitologia, pra eles os deuses não eram os fatores que faziam as coisas acontecerem
Perguntas interessantes