Português, perguntado por didizinhaazevep8q6ev, 1 ano atrás

Eça de Queiroz caracterizava luiza como "sentimental", "arrasada de romance", "lirica" e "ociosa". Justifique essa afirmação com base no texto.

Soluções para a tarefa

Respondido por MayaraVAssis
334
Bom dia !


Com base nos conhecimentos adquiridos sobre a obra " O primo Basílio" temos que Luísa, se apaixona pelo primo que depois de algum tempo vai embora.

Neste sentido, ela fica sozinha, com aquele sentimento que lhe aflige o coração, no começo, recebe muitas cartas de seu amado, mas isso, vai diminuindo com o tempo, e agora, o que fazer com esse amor ? Foi então que Basílio termina o namoro e Luísa fica arrasa se recuperando após muitos anos, tendo esse ócio de tempo dentro de si.
Respondido por celog
5

Eça de Queiroz descreve Luísa desse modo, pois:

  • Com personalidade "sentimental" e "lírica", o autor está revelando a fragilidade de Luísa, que, por não suportar o marasmo da vida burguesa, se refugia nos romances
  • Por esse motivo, dizer que a personagem é "arrasada de romance" e "ociosa" faz sentido, pois sua vida sem compromissos e afazeres propicia que os livros a comovam tão profundamente.

Luísa como retrato de uma sociedade

No texto de O Primo Basílio, o autor, Eça de Queiroz, constrói a personagem Luísa para representar o espírito burguês da cidade de Lisboa.

Esse espírito da burguesia seria, de acordo com o autor, composto de muitos vícios e maus costumes, porque os benefícios de uma vida luxuosa e ociosa não compensam os prejuízos:

  • Quanto mais Luísa (a burguesia de Lisboa) se deliciava com as aventuras românticas dos livros, mais se afastava da realidade. O resultado desse comportamento foi a decadência moral, a hipocrisia e as relações disfuncionais no matrimônio, que a induziram ao adultério.

Entenda como o Realismo se diferencia do Romantismo em: https://brainly.com.br/tarefa/12886392

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes