História, perguntado por leoferrari3013, 1 ano atrás

(Ebmsp 2018) Texto I O processo de independência das colônias espanholas da América ganhou força, no começo do século XIX, aproveitando a fragilidade política em que se encontrava a Espanha, após a invasão das tropas napoleônicas. As lutas pela independência ocorreram entre os anos de 1810 e 1833. Ao contrário do que aconteceu no Brasil, o processo de independência das colônias espanholas foi violento, pois houve resistência militar por parte da Espanha. As guerras de independência geraram milhares de mortes de ambos os lados. Os movimentos de independência, embora liderados pelos criollos, contou com a participação de negros, mestiços, brancos das camadas mais pobres e até mesmo de indígenas. Disponível em: . Ace

Soluções para a tarefa

Respondido por kacauchan
12

Olá!!



Segue o restante da questão:



Texto II


Segundo o historiador e autor do livro “A Independência do Brasil na Bahia”, publicado em 1982, Luís Henrique Dias Tavares, os personagens que deveriam ocupar o lugar mais alto ou de destaque, no desfile cívico, seriam os lavradores e ex-escravos que pegaram em armas e consolidaram a independência na província da Bahia. Entretanto, nas comemorações do 2 de julho, optou-se colocar as imagens do caboclo e dos índios, em geral, ao invés da imagem de negros. Certamente naquela época haveria rejeição ao destaque dado a escravos e ex-escravos naquelas festividades, mas foram essas pessoas responsáveis pelo avanço do nosso exército, enfrentando várias adversidades, inclusive a morte. O historiador reconhece a participação dos indígenas na luta pela Independência, mas pontua que uma pequena parte dessa população foi para a luta armada.



A comparação entre os textos I e II e os conhecimentos sobre o processo de independência das colônias ibéricas da América permitem concluir:


a) Os textos I e II enfatizam, igualmente, a participação e o reconhecimento do papel de brancos, crioulos, mestiços, negros e indígenas nas guerras de independência das referidas colônias.    


b) O texto II descarta a participação dos indígenas nas lutas pela independência na América e na Bahia, visto que eles já estavam distantes e excluídos do convívio com os brancos, mesmos em áreas do interior das colônias.    


c) O texto I relaciona a invasão das tropas francesas em Espanha e Portugal como razão direta para o nascimento das ideias e das lutas pela Independência na América.    


d) O texto II contesta a afirmação do texto I quanto a uma independência sem lutas, no Brasil, e denuncia a exclusão simbólica da atuação do negro nas lutas pela Independência do Brasil, na Bahia.    


e) O texto I enfatiza a situação de fragilidade política tanto das colônias espanholas quanto da colônia portuguesa, no século XIX, o que resultou no fracionamento do território da América do Sul em várias unidades políticas independentes.    



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



A reposta correta é a de letra  d) O texto II contesta a afirmação do texto I quanto a uma independência sem lutas, no Brasil, e denuncia a exclusão simbólica da atuação do negro nas lutas pela Independência do Brasil, na Bahia.    


Bom, o segundo texto está falando sobre como até mesmo os negros tendo ajudado no processo de independência no nosso país eles quase não foram saudados por isso, pois ainda existia o fator do preconceito forte e lembrando que mesmo com a independência a escravidão não tinha chegado ao seu fim, ainda.


Por isso podemos perceber um pouco da revolta do autor no seu segundo texto, onde ele comenta que até a imagem do índio foi utilizada mesmo eles tendo pouca participação nesse processo.



Espero ter ajudado! Bons Estudos!

Perguntas interessantes