História, perguntado por Lethytop9996, 1 ano atrás

/Eazer as malas, zarpar rumo ao Brasil e lá estabelecer um império não era ideia nova. O translado da família real para essa colônia pairava como uma possibilidade acalentada há tempos e sempre ventilada nos momentos em que a realeza portuguesa sentia-se ameaçada em sua soberania. [...] [...] o tempo era curto, a viagem longa e cheia de imprevistos. Era a primeira vez que uma casa real cruzava o Atlântico e tentava a sorte afastada do continente europeu. [...] No cais de Belém [...] acorreram milhares de pessoas, com suas bagagens e caixotes, isso sem esquecer de toda a burocracia do Estado e das riquezas que viajavam com o rei. I...J O tom geral era de nervosismo e destempero. I...J As descrições sobre o embarque de D. João são em geral tão dramáticas quanto contraditó­ rias. [...] Outros relatos ainda insistem na insensatez do embarque [...J com a única frase lúcida emitida pela rainha, a esta altura, demente: 'Não corram tanto ou pensarão que estamos fugindo'. Não é o caso de multiplicar as narrativas desse momento, carregadas de adjetivações e muita imaginação. No entanto, em tempos de rachadura do absolutismo, a representação parecia anunciar o fim de uma era

a) Por que a monarquia portuguesa considerava sua “soberania ameaçada” no início do século XIX?
b) Tendo como base o contexto histórico relacionado ao trecho, explique a afirmação: “em tempos de rachadura do absolutismo, a representação parecia anunciar o fim de uma era”.
c) Cite e explique três transformações ocorridas na colônia com a chegada de D. João. 159

Soluções para a tarefa

Respondido por Pefix
345
Boa Tarde

A) O principal motivo eram as invasões de Napoleão Bonaparte, cujo o mesmo já estava planejando invadir Portugal nesse período.

B) Essa rachadura seria a possibilidade de de perder todo o reino incluindo os Nobres caso Bonaparte invadisse e conquistasse Portugal.

C) Quando a Coroa Portuguesa chegou a colonia (Brasil) as mudanças foram principalmente visuais, começaram a  surgir praças de lazer, casas mais bem arquitetadas visualmente, em outras palavras houve um embelezamento da colonia com a chegada da Coroa Portuguesa.
Respondido por nicolas3857
4

A) O principal motivo eram as invasões de Napoleão Bonaparte, cujo o mesmo já estava planejando invadir Portugal nesse período.

B) Essa rachadura seria a possibilidade de de perder todo o reino incluindo os Nobres caso Bonaparte invadisse e conquistasse Portugal.

C) Quando a Coroa Portuguesa chegou a colonia (Brasil) as mudanças foram principalmente visuais, começaram a surgir praças de lazer, casas mais bem arquitetadas visualmente, em outras palavras houve um embelezamento da colonia com a chegada da Coroa Portuguesa.

Perguntas interessantes