(E1) Enquanto quis Fortuna que tivesse esperança de algum contentamento, o gosto de um suave pensamento me fez que seus efeitos escrevesse. (E2) Porém, temendo Amor que aviso desse minha escritura a algum juízo isento, escureceu-me o engenho com tormento, para que seus enganos não dissesse. (E3) Ó vós, que Amor obriga a ser sujeitos a diversas vontades! Quando lerdes num breve livro casos tão diversos, (E4)verdades puras são, e não defeitos...E sabei que, segundo o amor tiverdes, Tereis o entendimento de meus versos! (Camões). QUESTÃO: Um soneto é uma composição poética composta de 14 versos. Sua forma é fixa e seus últimos versos encerram o núcleo temático ou a ideia principal do poema. Qual é a ideia formulada nos dois últimos versos desse soneto de Camões ("E sabei que, segundo o amor tiverdes, Tereis o entendimento de meus versos!"), levando-se em consideração o conjunto do poema?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) As divindades são Fortuna e Amor. Tais entes modulam a apreensão amorosa no poema.
Por um lado, enquanto Fortuna permitiu, o eu lírico pôde ter “esperança de algum contenta-
mento”. Por outro lado, Amor “escureceu-me o engenho com tormento”. Dessa forma, essas
alusões mitológicas geram o conflito entre forças opostas no qual o eu lírico está imerso.
b) A ideia contida nos dois últimos versos é a de experiência comum entre eu lírico e o leitor,
já que, depois de o leitor experienciar o amor, ele poderia compreender melhor os conflitos
A ideia formulada nos dois últimos versos desse soneto de Camões é a de que o amor que o leitor sentir será equivalente ao entendimento dos versos de Camões, ou seja:
⇒Grande o amor, grande o entendimento; pequeno o amor, ou nenhum, nenhum entendimento.
Soneto - estrutura formal
O soneto - literalmente "som pequeno" - é uma composição poética formada por quatorze versos, podendo chegar a mais, no caso do soneto estrambótico - 16 ou mais.
Sobre a forma do todo, pode ser dividido em dois quartetos e dois tercetos, no chamado soneto italiano, ou ser monóstrofo, como são os sonetos shakespearianos.
No entanto, mesmo nestes sonetos pode-se encontrar um esquema rímico que, por tradição, é subdividido em várias categorias de acordo com o entrelaçamento das rimas.
Outra divisão que usasse fazer, não só em sonetos mas em todo poema, vai de acordo com a extensão de cada verso, o número de sílabas poéticas.
As extensões mais comuns são:
- Redondilhas menores (5 sílabas poéticas);
- Redondilhas maiores (7 sílabas poéticas);
- Eneassílabos (9 sílabas poéticas);
- Heroicos ou decassílabos (10 sílabas poéticas);
- Alexandrinos (12 sílabas poéticas).
Mais sobre sonetos e outras formas fixas de poemas aqui https://brainly.com.br/tarefa/26703811
#SPJ2